Educação da Paraíba promove II Workshop sobre o fortalecimento da política pública das Escolas Cidadãs Integrais

publicado: 30/07/2024 15h22, última modificação: 30/07/2024 15h22
WhatsApp Image 2024-07-30 at 15.15.08.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-30 at 15.13.21 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-30 at 15.13.21.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-30 at 15.13.20.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio das Gerências Executivas de Educação das Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, realizou nesta terça-feira (30), na cidade de Patos, no Sertão paraibano, a abertura do II Wokshop de “Fortalecimento da Política Pública das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba”. O evento reuniu 250 profissionais da educação das 6ª, 7º, 8ª, 9ª, 10ª, 11ª e 13ª Gerências Regionais de Ensino (GREs).

O intuito do encontro é trabalhar junto aos gestores, coordenadores pedagógicos, técnicos das gerências e gerentes regionais, a implementação do currículo de educação em tempo integral 2024, desafios e soluções do processo, reconhecimento dos cursos técnicos e Ensino Médio, recomposição da aprendizagem do 4º período.

A gerente executiva de Educação das Escolas Cidadãs Integrais, Wennia Figueiredo, frisou que a Paraíba atingiu a meta do Plano Nacional de Educação de quantidade de escolas integrais no estado, que está até o momento com 306 unidades, e o Workshop é para avaliar e melhorar o ensino.

"Queremos saber como estão as ações pedagógicas criadas em 2023 e que foram implementadas a partir de fevereiro desse ano, que são as mudanças na matriz curricular com a carga horária, parte de itinerário formativo. Então queremos ouvir quem está no chão da escola como as mudanças foram implementadas. Nós expandimos muito o ensino integral, mas queremos também a qualidade desse ensino", detalhou.

Na programação foram realizados debates como “Educação em tempo integral: o que esperamos como contribuição ao desenvolvimento integral dos estudantes e seu projeto de vida” e também sobre a “Liderança ativa e equidade na promoção das recomposições das aprendizagens”.

“O Workshop é um importante movimento que deixa claro as intenções e o nosso desejo em qualificar a rede de educação em tempo integral do Estado. O evento conta com oficinas e discussões para melhorar a governança, o entendimento conceitual e a gestão dos processos. Estamos ouvindo, formando e aprendendo, direcionados à melhora da aprendizagem,” comentou o gerente executivo de Educação das Escolas Cidadãs Técnicas, Túlio Antunes.

O II Wokshop seguirá com sua programação de atividades em Campina Grande, nesta quarta-feira (31), para profissionais da educação das 3ª, 4ª e 5ª GREs, e o encerramento será na quinta-feira 1º de agosto, em João Pessoa com a participação das 1ª, 2ª, 12ª e 14ª GREs.