Notícias

Educação da Paraíba firma parceria com MegaEdu para garantir internet de alta velocidade em todas as escolas estaduais

publicado: 01/12/2023 12h25, última modificação: 05/12/2023 18h09
1 | 3
Foto: Delmer Rodrigues
2 | 3
Foto: Delmer Rodrigues
3 | 3
Foto: Delmer Rodrigues
_Assinatura do Termo de Cooperaçãso com a MegaEdu_Delmer Rodrigues (3).jpg
_Assinatura do Termo de Cooperaçãso com a MegaEdu_Delmer Rodrigues (5).jpg
_Assinatura do Termo de Cooperaçãso com a MegaEdu_Delmer Rodrigues (6).jpg

Nesta sexta-feira (1º), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) formalizou uma colaboração com a MegaEdu, organização sem fins lucrativos dedicada a fornecer internet de alta velocidade para escolas públicas em todo o Brasil. Na ocasião, foi apresentado um plano estratégico para garantir infraestrutura e conectividade de qualidade em todas as 644 escolas estaduais, abrangendo zonas urbanas e rurais. A reunião para formalização da parceria aconteceu na sede da SEE e contou com representantes da organização e com a presença do secretário de Estado da Educação, Roberto Sousa.

O secretário ressaltou que a parceria visa construir um diagnóstico detalhado e um plano de conectividade para a Rede Estadual de Ensino. Ainda segundo Roberto Sousa, a alocação de recursos federais e estaduais para a aquisição de equipamentos e serviços que vão suprir as demandas superam os R$ 100 milhões de investimento. Esses recursos se somam a Estratégia Nacional Escolas Conectadas,  um esforço do Governo Federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país, fortalecendo a infraestrutura educacional.

“A MegaEdu vem contribuir com a Secretaria de Estado da Educação na construção de um diagnóstico e de um plano de conectividade para as escolas da rede estadual. Nós estamos comprometidos em desenhar um plano estratégico de garantia da infraestrutura básica para a aquisição de equipamentos para toda a rede, bem como garantir que a gente possa ter uma internet de boa qualidade em todas as unidades do estado. Só dessa forma a gente pode garantir a democratização do acesso, a conectividade para todos os nossos estudantes”, explica o secretário.

De acordo com relatório da  MegaEdu, as escolas públicas do Brasil apresentam uma lacuna de conectividade. Dentre as mais de 130 mil unidades de ensino, 15.655 escolas estão desconectadas e dentro de zonas de cobertura; 22.061 escolas estão fora de zonas de cobertura e 5.435 escolas não possuem acesso à rede elétrica ou contam com geradores. Conectar essas escolas exige a contratação de um plano, implementação de infraestrutura de eletricidade e até de comunicação. Já na Paraíba, das 644 escolas, 621 já possuem internet e em 464 essa internet é para o uso dos estudantes, sendo necessária uma melhoria da política pública de conectividade (centralizada e descentralizada), entre outros passos.

Ana Lídia, gerente de conectividade da MegaEdu, salienta que os próximos passos da cooperação incluem a aquisição de equipamentos, intervenções nas escolas e distribuição de dispositivos. A meta é proporcionar aos alunos e professores um ambiente propício ao aprendizado, expandindo as possibilidades educacionais. O plano, alinhado com a implementação de políticas públicas federais e políticas públicas locais, vem para garantir acesso universal à internet de qualidade.

A gerente explica ainda que após a assinatura do termo de cooperação os próximos passos consistem em iniciar as aquisições dos equipamentos necessários, a implementação e adequação da velocidade, intervenções nas escolas, melhorias de rede elétrica para receber wi-fi, instalação de wi-fi e distribuição de computadores. “Eu diria que estamos caminhando para fazer com que todas as escolas tenham internet. Esse é um plano de universalização. Queremos garantir para todos os alunos, todas as escolas, a internet, e aqui a gente fala da melhor internet, da melhor tecnologia de conectividade para levar essa internet, do wi-fi e do dispositivo para todo mundo, para todas as unidades da rede estadual”.

Presente em mais de 150 redes entre municípios e estados, a MegaEdu é atualmente parceira do Governo Federal, através do Ministério da Educação no processo de conexão de escolas públicas com a internet.