Notícias
Educação anuncia abertura de matrículas para cursos do PARAÍBATEC na ação Agricultura Familiar
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) anuncia a abertura das matrículas para os Cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) por meio do programa PARAÍBATEC na ação Agricultura Familiar. As oportunidades visam fortalecer a Agricultura Familiar no estado, capacitando agricultores, povos e comunidades tradicionais, com ênfase em jovens e mulheres rurais. As matrículas iniciam nesta terça-feira (09) e os interessados podem acessar o edital nº 017/2023 completo por meio do link bit.ly/EditaisParaibaTEC. De acordo com o calendário, o grupo prioritário de inscritos no edital têm até o dia 19 de janeiro para realizar a matrícula presencialmente. Já o grupo remanescente e novos interessados podem se matrucular de 22 a 31 de janeiro. As matrículas são feitas presencialmente na unidade correspondente ao curso e no turno das aulas.
Os cursos FIC têm como objetivo preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho. As oportunidades ofertadas pela ação Agricultura Familiar serão ministradas presencialmente em diversos pontos do estado, conforme especificado no edital. São oferecidas vagas em diversos cursos de qualificação profissional, contribuindo para a formação de novos itinerários formativos e aprimoramento da qualidade do ensino profissional. Entre as opções disponíveis estão preparador de doces e conservas, auxiliar de cozinha, recepcionista, vendedor, cuidador, bombeiro civil, organizador de eventos, maquiador, assistente administrativo, inglês básico, auxiliar pedagógico, manicure, entre outros.
A lista de inscritos e classificação preliminar no edital 017/2023 pode ser acessada clicando aqui. As matrículas são feitas na unidade durante o turno em que o aluno participará das aulas, por exemplo, se a aula for a noite, a matrícula deve ser feita a noite. A lista dos cursos, unidades e turnos estarão disponíveis no site bit.ly/EditaisParaibaTEC. Além disso, o edital prevê o preenchimento de vagas remanescentes, recursos, e divulgação de normas complementares no portal oficial. O edital tem validade de um ano a partir da data de publicação.
O PARAÍBATEC tem como propósito ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica, formando gestores, professores e monitores das redes públicas. A ação PARAÍBATEC Agricultura Familiar, fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, busca promover o desenvolvimento rural sustentável. O foco está na geração de renda, redução da pobreza rural e diminuição do êxodo rural, proporcionando autonomia e cidadania aos agricultores.