ECITs promovem 'Dia D' do projeto Se Liga Protagonista

30-11-2023 Ecit Erenice Cavalcante Bayeux (Daniel Medeiros (73).jpg
30-11-2023 Ecit Erenice Cavalcante Bayeux (Daniel Medeiros (86) 2.jpg
30-11-2023 Ecit Erenice Cavalcante Bayeux (Daniel Medeiros (91).jpg

As Escolas Cidadãs Integrais Técnicas da Paraíba realizaram nesta quinta-feira (30) o “Se Liga Protagonista”, ação que tem o objetivo de apresentar o Modelo de Educação Integral da Paraíba aos estudantes do 9º ano. A recepção e apresentação das escolas é feita pelos próprios alunos.

Na ECIT Erenice Cavalcante Fidelis, em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, cerca de 100 jovens de escolas da rede pública das proximidades compareceram a escola para conhecerem um pouco mais como funciona a instituição e assim decidirem sobre a matrícula para 2024.

A gestora da ECIT, Maria Julita, conta que uma equipe visitou as escolas da região convidando os alunos a participarem das atividades e conhecerem o modelo de escola técnica oferecido pela Estado da Paraíba. “Os estudantes foram recepcionados pelos nossos protagonistas e participaram de dinâmicas, conhecendo as instalações, os laboratórios e as salas”, explica a gestora.

Valdeci Alves da Silva, 16 anos, do 1º ano do curso de mecânica da ECIT, conta que foi escolhido para ser o líder do acolhimento dos alunos visitantes. “Eu que montei as equipes, falei para os visitantes sobre a minha formação que recebi através do Estado”, conta. “Está sendo uma boa experiência porque geralmente sou tímido e estou tendo que falar com muitas pessoas hoje. Sinto que estou evoluindo um pouco mais”, relata Valdeci.

A coordenadora pedagógica, Lidiane Maria Gomes da Costa, explica que os jovens protagonistas são escolhidos após observação e pesquisa por parte da equipe da escola. “Ficamos de olho neles durante o ano letivo. Cada um tem suas características: tem os que gostam das mídias, outros que preparam a recepção”, explica.

A recepção dos estudantes aconteceu no período da tarde. Eles foram divididos em turmas e os estudantes protagonistas fizeram o acolhimento, realizaram dinâmicas e apresentaram as instalações da escola. “Nós temos um espaço muito bom e a gente nota a admiração deles quando veem esse espaço amplo”, comenta Lidiane.

Para a gestora, o diferencial dessa atividade é que os jovens da comunidade são recepcionados pelos estudantes da escola. “Eles falam como a escola cidadã é importante para a vida deles, a mudança de vida que tiveram após ingressar na escola. Isso é muito importante, esse contato de jovem para jovem”, relata Julita.

Maria Heloisa Oliveira da Silva, 15 anos, do 1º ano, é uma jovem protagonista que também está acolhendo os estudantes e achou muito interessante apresentar para eles um novo ambiente, as coisas que fazem na escola “Gosto muito das práticas experimentas, que fazemos nos laboratórios e das festas e confraternizações, principalmente do São João”, conta.

A ECIT em Bayeux ministra dois cursos técnicos, o de mecânica industrial e o de design de móveis. A atividade final do Se Liga Protagonista reuniu todos os visitantes e protagonistas no auditório onde os professores da escola se apresentaram e falaram um pouco sobre cada curso e também de experiências nacionais e internacionais.

Camile Valesca Cavalcanti de Lima, 14 anos, estudante do 9º ano, visitou a escola neste Dia D do Se Liga Protagonista e teve uma impressão muito positiva. “Gostei muito da escola, do espaço, as pessoas são muito agradáveis”, conta. Após a atividade com os protagonistas ela decidiu que vai estudar na ECIT em 2024. “Nunca tinha entrado em uma escola como essa”, finaliza.