Notícias
ECIT Efigênio Leite, de Borborema, doa cerca de 12 mil reais em alimentos e materiais de higiene para Hospital Napoleão Laureano
ECIT Efigênio Leite, de Borborema, doa cerca de 12 mil reais em alimentos e materiais de higiene para Hospital Napoleão Laureano
Estudantes e professores da ECIT Efigênio Leite, localizada na cidade de Borborema (2ª GRE) realizaram na manhã desta terça-feira (17) a doação de diversos itens de higiene e alimentos ao Hospital Napoleão Laureano, na capital. Os itens foram arrecadados em uma gincana realizada na escola, e somam um total aproximado de R$ 12 mil.
A gestora da escola, Cláudilene Oliveira Pereira Souto, explica que a gincana é um evento tradicional na escola e que movimenta todos os estudantes para atividades esportivas, culturais e sociais. E, uma das provas que mais mobiliza a comunidade escolar são as ações solidárias. “Este ano nós arrecadamos alimentos e produtos de necessidades higiênicas básicas para o Hospital Laureano”, destaca.
A gestora explica que o hospital foi escolhido para receber as doações depois de alguns casos de pessoas conhecidas que venceram o câncer e que foram atendidas no hospital. “Queríamos desenvolver nos nossos estudantes a empatia pelo próximo. Alcançar o lado solidário do nosso estudante. Então, pensamos no Laureano porque é uma ação que vai contribuir para muitas pessoas de várias idades, de criança a idoso, do estado todo”, ressalta.
Ricardo Vieira Coelho, diretor administrativo do Hospital Napoleão Laureano, agradeceu e destacou que uma ação como esta é importante para quem recebe, mas também para quem doa, pois, os estudantes realizaram uma ação social que promove uma conscientização sobre a solidariedade. “Do outro lado, está o hospital que se beneficia com essa ótima ação que vem a contribuir com a manutenção, porque a gente vive também de doações, pois somos uma instituição filantrópica bastante antiga, mas que desde o início ela vem se mantendo também com a ajudada da sociedade”, conta Ricardo.
Entre os itens doados vão desde alimentos não perecíveis como arroz, feijão, cuscuz, até materiais de higiene pessoal e limpeza como sabonetes, sabão, detergente, papel higiênico e fraldas. A gincana foi realizada entre os dias 02 e 06 de setembro, e todos os estudantes do 7º ano do fundamental à 3ª série do ensino médio, participaram.
Júlia Carina da Silva Sena, do 8º ano, é uma das estudantes que participou da gincana e veio fazer a doação aqui na capital. Ela conta que a gincana é um ambiente onde eles se distraem e se divertem, mas no final o que realmente importa é essa doação. “A gente saber que está podendo ajudar outras pessoas é muito gratificante e a gente fica muito feliz”, revela.
Ana Jamile, estudante da 3ª série do ensino médio, trouxe duas mechas de cabelo para doar ao hospital, que também recebe esse tipo de doação para confecção de perucas destinadas a pessoas em tratamento de câncer. Ela explica que uma das mechas ela cortou aos 12 anos e guardou para fazer esta doação aos pacientes acometidos pela doença. “Quando eu cortei alguém me deu a ideia de fazer essa doação no hospital e até hoje eu fiquei com essa vontade de doar para essas pessoas que precisam. E hoje, a escola deu essa chance de vir aqui fazer essa doação”, conta emocionada.