ECIT Alice Carneiro conquista cerca de 80 medalhas na etapa nacional da Olimpíada do Oceano

publicado: 14/12/2023 17h33, última modificação: 15/12/2023 09h28
45AF0F43-0184-43E2-8827-3BC1F16FD64E.jpeg

Participando ativamente da iniciativa que envolve escolas de todo o país, a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Alice Carneiro, localizada em João Pessoa (1ª Gerência Regional de Ensino), deixou sua marca na 3ª edição da Olimpíada Brasileira do Oceano, conquistando um total de 78 medalhas e 70 certificados de Menção Honrosa na competição. O resultado não apenas destaca o talento e a dedicação dos estudantes, mas também coloca a escola no centro das atenções pelo seu comprometimento com a excelência acadêmica. A olimpíada atraiu mais de 45 mil inscritos de diversos países e teve seu resultado divulgado na última segunda-feira (11). Este ano também foi a estreia da versão internacional do evento, a Olimpíada Internacional do Oceano.

A competição é, na verdade, um projeto educacional que envolve o ensino formal e não-formal para a promoção da cultura oceânica, ou seja, a compreensão do papel do oceano na vida da população e a influência das ações humanas no oceano. Ela é realizada pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com a colaboração do projeto EUceano, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e da Rede de Escolas Azuis do Atlântico (All-Atlantic Blue Schools Network).

O professor de matemática da ECIT Alice Carneiro, João Lucas Gambarra, foi orientador dos estudantes na participação nas olimpíadas e conta que o objetivo é seguir nesse ritmo, descobrindo novos talentos e incentivando o protagonismo dos estudantes. “No nosso trabalho enquanto docente a principal preocupação é a de mostrar para os estudantes que existem muitas olimpíadas. Eu fui um estudante que teve a vida impactada por essas competições e acredito no impacto positivo que elas podem ter para alunos que estão constantemente nessa fase de descobrimento. Ano passado 10 estudantes fizeram essa olimpíada na nossa escola, tendo 3 premiados. Este ano já foram 148 estudantes realizando a prova, sendo 78 premiados, uma grande conquista”, afirma.

Como a O2 possui questões de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, História e Geografia, o direcionamento dos estudantes ainda contou com a contribuição de cada docente das disciplinas, auxiliando, assim, no resultado final. “A nossa escola tem a satisfação de contar com o trabalho coletivo que resulta em excelentes conquistas. Torna-se evidente o comprometimento da equipe pedagógica, desempenhando seu papel no desenvolvimento de uma educação de qualidade que inspira nossos jovens, encorajando-os a comprometerem-se com seus projetos de vida. Os resultados na olimpíada mostram que nosso trabalho está dando certo”, afirma a gestora da escola, Neuzângela Pinheiro.

As conquistas dos alunos da Alice Carneiro refletem não apenas habilidades em leitura, interpretação e resolução de problemas, mas também a capacidade de destacar-se em diversas modalidades, incluindo conhecimento, projeto socioambiental e produção artística, cultural ou tecnológica. Além das medalhas e certificados, a ECIT Alice Carneiro proporcionou aos participantes uma oportunidade única de competir nacional e internacionalmente. Durante a olimpíada, todos os participantes receberam certificados digitais de premiação, e os alunos de escolas públicas medalhistas na modalidade 'Conhecimento' conquistaram a oportunidade de concorrer a 100 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Arthur Victor Silva Cavalcante, aluno do 1º ano, fala que a participação na O2 abriu seus olhos para o ensino dinâmico e outras competições. O aluno foi ouro na modalidade Conhecimento. “Estou muito feliz e grato por ver que todo o meu esforço e dedicação foi recompensado com a medalha de ouro e espero ir para fase internacional para ganhar mais medalhas. Pretendo também fazer mais olimpíadas no próximo ano”, conta. Para conferir a lista completa com todos os premiados, acesse olimpiada.maredeciencia.eco.br/edicoes/o2-2023/premiacoes.

A partir deste ano a O2 passou a contar com as etapas nacional e internacional. Primeiro, foram realizadas as etapas nacionais, onde os participantes de escolas de todo o Brasil competiram entre si. Em seguida, os medalhistas de ouro e prata em cada modalidade devem concorrer entre os países, seguindo as normas e cronograma detalhados no regulamento da olimpíada. A etapa internacional está prevista para acontecer entre maio e junho de 2024.

Modalidades - A Olimpíada do Oceano (O2) é estruturada em três modalidades centradas na cultura oceânica: Conhecimento, com uma prova temática para participantes acima de 8 anos, Projeto Socioambiental, que permite participação individual ou em grupo com projetos originais focados na relação do ser humano com o oceano, e Produção Artística, Cultural e/ou Tecnológica, também aberta a todas as idades, com produções autorais que exploram a cultura oceânica. Em 2023, quatro temas transversais, como Mulheres na Ciência, Mudança Climática, Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e Regiões Polares, são opcionais nos trabalhos das modalidades Projeto Socioambiental e Produção Artística, Cultural e/ou Tecnológica, enriquecendo a abordagem e incentivando a reflexão sobre questões relevantes, desde a equidade de gênero até as mudanças climáticas e a importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.