Notícias

Dois professores da Rede Estadual estão entre os quatro brasileiros selecionados para programa de bolsa pela Fulbright

publicado: 14/12/2023 13h23, última modificação: 14/12/2023 13h23
FullBright23_Professores.jpg

Dois professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, Hassã Bezerra, da ECIT Severino Dias de Oliveira, em João Pessoa (1ª GRE), e David Diniz, da ECIT Professora Nicéa Claudino Pinheiro, em Cajazeiras (9ª GRE),  estão entre os quatro brasileiros selecionados para participar do renomado Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI). A iniciativa oferece uma oportunidade única para docentes efetivos de inglês do Ensino Médio Regular da rede pública estadual e/ou municipal realizarem um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses nos Estados Unidos.

O Fulbright DAI, promovido pelo governo dos Estados Unidos da América, proporciona um semestre acadêmico em uma universidade americana. O curso abrange aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação. Além do Brasil, o programa também selecionou professores de outros 16 países para o curso.

O professor Hassã Bezerra conta que se candidatou ao programa em fevereiro e passou pelas etapas estadual e nacional com envio de projeto, análise de comitê, análise de proficiência linguística e entrevista, além da seleção internacional. “Sinto uma mistura de felicidade e alívio por ter alcançado a aprovação em um processo tão longo, difícil e disputado. Estou animado para vivenciar esta experiência em um país no qual a língua mãe é a que eu leciono todos os dias. Além disso, também estou curioso e com muitas expectativas, principalmente de adquirir conhecimentos para crescer como profissional e contribuir para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes da comunidade escolar em que atuo”.

Já o professor David havia tentado a seleção no ano passado e conseguiu passar na etapa estadual, mas por uma questão da documentação, não conseguiu avançar nas demais etapas. “Neste ano eu tentei novamente e consegui passar em todas as etapas. A sensação foi incrível, principalmente pelo fato de ter a chance dessa experiência com professores de 17 países. Tenho certeza de que quando voltar vou conseguir passar todos os conhecimentos adquiridos para todos os alunos. É algo gratificante”, afirma.

As atividades nos Estados Unidos estão programadas para ocorrer entre agosto e dezembro de 2024. Além das aulas teóricas, os participantes terão a oportunidade de realizar estágio supervisionado em escolas de ensino médio. Isso permitirá que interajam e pratiquem seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos norte-americanos.

Todas as candidaturas dos países participantes do programa Fulbright DAI passaram por uma rigorosa avaliação. Um Comitê composto por especialistas em educação em Washington, D.C., revisou minuciosamente as propostas. As candidaturas recomendadas pelo Comitê passaram ainda pelas considerações finais e aprovação do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board (FFSB).

A seleção dos professores Hassã Bezerra e David Diniz baseou-se em critérios rigorosos, incluindo experiência educacional, acadêmica e profissional. Além disso, a pertinência do Inquiry Project apresentado pelos docentes foi fundamental para a escolha de suas candidaturas. “A conquista desses educadores destaca não apenas a excelência profissional, mas também a relevância e qualidade do ensino oferecido na Rede Estadual da Paraíba. A Secretaria de Estado da Educação parabeniza os professores e reforça seu compromisso com o desenvolvimento e a valorização dos profissionais da educação no estado”, reforça o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza.