Diálogo avança, e Secretaria de Estado da Educação se reúne com representantes de universidade chinesa da província de Shaanxi

publicado: 18/12/2023 17h13, última modificação: 18/12/2023 17h13
Foto: Delmer Rodrigues
Foto: Delmer Rodrigues
WhatsApp Image 2023-12-18 at 17.00.17 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-12-18 at 17.00.17.jpeg

Para dar continuidade às discussões relacionadas à parceria para realização do Intercâmbio na China dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, por meio do programa Conexão Mundo, o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza e a secretária de executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, estiveram nesta segunda-feira (18), reunidos com representantes da Xi'an International Studies University (XISU), da província de Shaanxi, na China.

A proposta inicial é que 50 estudantes do Ensino Médio embarquem para um intercâmbio de três meses na China para fazer um curso básico de mandarim e uma imersão na cultura chinesa. Além disso, está sendo estudada a possibilidade da realização de um curso técnico.

Dentre as ideias discutidas está a possibilidade de os estudantes selecionados para o intercâmbio residirem junto com estudantes da própria Xi'an International Studies University. Os intercambistas também poderão participar de Festivais Tradicionais da Cultura Chinesa, passeios pelos pontos turísticos e históricos da província de Shaanxi e visitas a outras cidades da região.

“Para a expansão do Conexão Mundo para a China conseguimos dar um passo importante com uma reunião com autoridades da província de Shaanxi e com representantes da Universidade de Xi’an. Tratamos sobre a logística, período de estadia dos estudantes na China, cursos que serão ofertados durante o intercâmbio que estão sendo planejados para três meses, além da possível data viagem,” disse o secretário Roberto.

A coordenadora do programa Conexão Mundo, Edith Larissa Rêgo, detalhou que, ao término do curso os estudantes farão um Teste de Proficiência em Língua Chinesa (HSK) e receberão o certificado.
“Nós fechamos parceria com a Universidade Federal da Paraíba para que os estudantes tenham uma preparação básica do mandarim de forma online. Vamos sugerir à Universidade de Xi’an que também tenhamos umas aulas online para que os alunos selecionados para o intercâmbio saibam como é a culinária, o clima, costumes, a cultura e o tratamento das pessoas, pois isso também faz parte da preparação”, explicou.