Desfile Cívico promovido pela 12ª GRE celebra boas práticas e momentos de construção e avanço educacional em 2023

publicado: 18/12/2023 13h15, última modificação: 19/12/2023 18h46
IMG_8374.JPG
IMG_8209.JPG
IMG_8286.JPG
IMG_8317.JPG
IMG_8416.JPG
IMG_8427.JPG
IMG_8444.JPG
IMG_8455.JPG
IMG_8456.JPG

No último domingo (17), a cidade de Itabaiana foi palco do 1º Desfile das Boas Práticas promovido pela 12ª Gerência Regional de Educação. Com o tema "2023: Um Ano de Conquista e Avanço", o evento teve como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas, projetos e ideias desenvolvidos pelas escolas. A iniciativa contou com a participação ativa de cerca de 2 mil gestores, coordenadores pedagógicos, professores e, principalmente, dos estudantes de todas as escolas da região. O desfile aconteceu na Igreja Matriz Santo Antônio e Almas e teve início às 15h.

Atualmente, a 12ª GRE engloba os municípios de Riachão do Bacamarte, Ingá, Itatuba, Juarez Távora, Gurinhém, Mogeiro, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, Caldas Brandão, Pilar, Juripiranga, São Miguel de Taipu, Pedras de Fogo e Itabaiana (sede). “O desfile das boas práticas foi um evento incrível com diversas apresentações maravilhosas, inclusive participei do pelotão de teatro. Foi uma experiência fantástica, e espero que haja mais eventos como esse todos os anos, proporcionando aos alunos a oportunidade de demonstrar ainda mais seus talentos.”, conta Reynan Melo C da Silva, aluno do 3º ano da Escola Estadual João Fagundes de Oliveira, em Itabaiana.

O desfile teve início com a Comissão de Frente da 12ª GRE, seguida pela Guarda composta pelos técnicos da regional e pela 6ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, representada pelo 2º Tenente Malquir Alves Ferreira. Destacando-se no evento, a Escola Estadual Professora Odete Mendes Nascimento Oliveira, também de Itabaiana, trouxe à tona o tema "A Musicalização como Prática Pedagógica no Despertar do Protagonismo". A interdisciplinaridade foi evidenciada por meio de instrumentos musicais, jogos musicais e a associação da musicalização à contação de histórias, ações que acontecem na escola.

Outras instituições participantes abordaram temas relevantes, como carreira militar, consciência negra, ações sustentáveis, jogos matemáticos e práticas inovadoras em diversas disciplinas, a exemplo da Escola Cidadã Integral (ECIT) Manoel Avelino de Paiva, em Caldas Brandão, que promoveu expressão artística e excelência na escrita com o Sarau da ECIMAP e práticas que destacam redações de excelência dos alunos. Por sua vez, a ECIT Adauto Cabral de Vasconcelos, em Riachão do Bacamarte, inovou ao abordar temas como o combate à violência contra a mulher, jogos matemáticos e a valorização da culinária nordestina, entre outras escolas.

A mostra também se estendeu para práticas exitosas em escolas da região, divididas em "pelotões". Dentre elas, destacam-se projetos como "Gênios da Robótica", "Ciência vs. Ficção", "Cartografia em Nossa Vida", "Projeto de Vida: Representação dos Sonhos", "Minimizar a 'Cegueira Botânica'", "Leitura e Contação de Histórias de Monteiro Lobato", "Expotec", "Blocon", "Sustentabilidade, Mudando Vidas", "Baladão do IDEB", "Robótica com Materiais Recicláveis: Preservando o Meio Ambiente", "Consciência Negra", "História da Luta do Grande Alagamar", "Educação Fiscal: Implementação de um Impostômetro Digital", "Jogando com o IDEB", "ODS Gamificados e Inteligência Artificial" e "Educação de Jovens e Adultos".

O desfile foi finalizado com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Demétrio Toledo, de Juripiranga, apresentando projetos educativos incluindo o uso de maquetes 3D no ensino da estrutura celular, incentivo à leitura e escrita, além da promoção da igualdade racial e respeito às diferenças. “Parabenizamos todas as escolas envolvidas pelo empenho e dedicação na promoção das boas práticas educacionais. O desfile não apenas celebrou as conquistas do ano, mas também fortaleceu o espírito de colaboração e inovação na região. A diversidade e criatividade desses projetos refletem o compromisso das escolas em proporcionar uma educação de qualidade, alinhada com as demandas contemporâneas”, salienta a gestora Fabiana Figueiredo.

Ainda de acordo com a gestora, o desfile reforça a importância do compartilhamento de práticas pedagógicas inovadoras e bem-sucedidas, inspirando educadores e alunos a continuarem buscando a excelência na educação. Após o sucesso, a expectativa é que o evento prossiga com outras edições nos próximos anos.