Desafio Nota 1000 divulga tema especial em homenagem aos 94 anos de morte do ex-presidente João Pessoa

publicado: 26/07/2024 13h48, última modificação: 26/07/2024 13h48
DSC_9910.jpg
DSC_9885.jpg
DSC_9941.jpg

Estudantes da EEEF Isabel Maria das Neves e do Colégio da Polícia Militar (CPM) da Rede Pública Estadual de Ensino participaram do ato cívico em homenagem aos 94 anos de morte do ex-presidente João Pessoa, nesta sexta-feira (26), na Praça dos Três Poderes, no centro da Capital paraibana. Durante o evento foi divulgado um tema especial de redação do Programa Desafio Nota 1000, “De Parahyba a João Pessoa: a importância da educação na construção da identidade nacional”.

Os estudantes terão de 19 a 23 de agosto para desenvolver uma redação com o tema proposto. Os cinco estudantes autores dos melhores textos serão premiados com uma visita guiada ao Museu da Cidade de João Pessoa.

A gerente de Protagonismo e Desenvolvimento Estudantil da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, Neilze Cruz, esteve presente na solenidade e ressaltou a importância dos estudantes saberem sobre a história de João Pessoa e fez uma chamada para os professores das disciplinas de História, Língua Portuguesa e Geografia, para trabalharem o tema com os estudantes.

“Por meio do programa Desafio Nota 1000 estamos fortalecendo a cultura e o conhecimento de quem foi João Pessoa e a importância na história da Paraíba e também nacional. Convidamos todos os profissionais da educação para trabalharem a interdisciplinaridade para que engajem nossos estudantes e que eles consigam construir textos que mostrem a nossa história”, frisou.

A professora da disciplina de História do CPM, Maria do Socorro França, também esteve no evento e detalhou que a história política que insere João Pessoa está sendo trabalhada neste segundo semestre do ano letivo.

“Estamos trabalhando na disciplina parte da história da Era Vargas e para nós paraibanos é impossível falar desse período sem citar o processo que desencadeou a Revolução de 30, afinal de contas foi a presença de João Pessoa na chapa da aliança liberal que garantiu a chegada de Getúlio Vargas no poder. Também estamos trabalhando vários livros didáticos para trazer um aparato e junto a professora de Português e assim conseguirmos preparar nossos alunos para desenvolverem uma boa redação”, disse.

A programação em homenagem aos 94 anos de morte de João Pessoa, iniciou com uma missa na Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, presidida pelo Monsenhor Ednaldo, e teve a presença do coral do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). Em seguida foi promovido um Ato Cívico com a presença de autoridades e 90 estudantes da Rede Pública Estadual.