Conexão Mundo: Secretaria de Estado da Educação e UFPB discutem parcerias para formação de estudantes em Mandarim

publicado: 15/12/2023 13h10, última modificação: 15/12/2023 17h21
WhatsApp Image 2023-12-15 at 17.18.57.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-15 at 17.18.58.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-15 at 17.18.57 (1).jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), representada pelo secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, e pela secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, se reuniu com representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta sexta-feira (15), no Gabinete da Reitoria da UFPB, para dialogar sobre uma parceria institucional. O objetivo, de acordo com os presentes, é a expansão do programa Conexão Mundo que leva estudantes do Ensino Médio a outros países, agora focando na China. O destaque é a oferta de um curso de Mandarim pela universidade, permitindo que os alunos se preparem antes da experiência internacional.

O reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, esteve presente na reunião juntamente com a professora Ana Berenice Peres Martorelli, diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Paulo de Tarso, e do Chefe de Gabinete da UFPB, Pablo Nogueira. “Estabelecer essa colaboração é muito importante para nós da UFPB. Estamos dispostos a firmar um termo de cooperação com o Governo do Estado. A proposta inicial envolve a realização de um treinamento preliminar por meio de oficinas, proporcionando condições para que os estudantes da rede estadual possam participar do curso de Mandarim e, posteriormente, do intercâmbio internacional”, destacou Valdiney.

Na ocasião, o Secretário Roberto Souza destacou que a demanda por conhecimento em Mandarim surge da aproximação do Governo do Estado da Paraíba com os chineses, notadamente em projetos como a instalação de uma empresa chinesa de medicamentos no estado e a parceria para a instalação do radiotelescópio Bingo. A necessidade de profissionais com expertise em Mandarim para esses empreendimentos motivou a busca por parcerias educacionais. O Secretário enfatizou ainda que a proposta inclui a expansão do programa Conexão Mundo para a oferta de cursos de formação inicial em Mandarim, preparando os alunos antes de sua ida para o país asiático.

“Essa demanda surge da necessidade do Governo do Estado estabelecer laços mais estreitos com os chineses. Atualmente, o estado requer profissionais que possuam habilidades em Mandarim. Portanto, a proposta é aproveitar o programa já existente na rede estadual, o Conexão Mundo, que proporciona a experiência de estudantes do Ensino Médio em outros países, expandindo a iniciativa para incluir a China. A parceria com a UFPB visa justamente criar um curso de formação inicial em Mandarim localmente, antes de encaminhar nossos estudantes para lá. Essa é a principal demanda neste momento, visando elaborar um cronograma para o próximo ano e realizar essa formação inicial aqui, com o apoio dos profissionais da UFPB especializados no idioma”, conta o secretário.

Ficou acordado durante a reunião que o próximo passo da parceria é estabelecer formalmente um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, bem como elaborar um cronograma para o próximo ano, com o suporte dos profissionais especializados em Mandarim. A parceria deverá ser realizada por meio do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB (InELC).

Conexão Mundo na China - A proposta da nova edição do programa envolve a participação de 50 estudantes do Ensino Médio, que terão a oportunidade de aprender o básico do Mandarim e imergir na cultura chinesa, incluindo cursos sobre culinária, dança, música e arte. A parceria vai acontecer com a Xi'an International Studies University, na província de Shaanxi, fortalecendo os laços entre a Paraíba e a China. Atualmente, estão sendo definidos os cursos que serão oferecidos antes e durante o intercâmbio.