Notícias

Conexão Mundo: Educação da Paraíba lança edital com 400 vagas para intercâmbio estudantil internacional

publicado: 08/03/2024 15h32, última modificação: 19/03/2024 09h56
Imagem do WhatsApp de 2024-03-08 à(s) 15.08.25_9c56fb43.jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) anunciou nesta sexta-feira (8) o lançamento do edital para o Programa Conexão Mundo Estudantes. O programa tem como objetivo oferecer oportunidades de intercâmbio internacional a estudantes da rede estadual de ensino, proporcionando experiências enriquecedoras e ampliando suas perspectivas educacionais. No total, estão sendo disponibilizadas 400 vagas distribuídas entre as modalidades de Curso de Idiomas, Formação Profissional e Ensino Médio Internacional, divididas entre o Reino Unido, Espanha, Chile e China. As inscrições iniciam a partir da 0h do dia 09 de março e vão até o dia 22, por meio do formulário disponível no link bit.ly/InscricaoConexaoMundo.

Podem participar da seleção os estudantes matriculados na 2ª série do Ensino Médio da rede estadual. O projeto tem duração de cerca de 12 semanas em países onde o idioma oficial seja o inglês, espanhol ou mandarim, uma das novidades do edital. Durante o intercâmbio, os estudantes realizarão atividades imersivas na língua oficial do país de destino, com certificação da instituição estrangeira ao final do programa. O edital terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogado, e o cadastro para a chamada será realizado por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Edital nº 04/2024, que pode ser encontrado no site da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), em fapesq.rpp.br/editais.

Shayelle Bianca, estudante do Colégio Estadual da Polícia Militar, em João Pessoa, participou da edição de 2023 do programa e esteve no Reino Unido. Ela falou sobre a experiência do intercâmbio: “Eu não tenho palavras para descrever o que foram esses três meses. Conheci pessoas incríveis que serão essenciais na minha vida daqui pra frente, tudo foi um aprendizado gigantesco. Aprendi coisas lá que talvez não aprendesse aqui. Tenho certeza que tudo isso vai contribuir para que eu me torne uma profissional cada vez mais competente”, conta. Lázaro Dias, aluno da ECIT Niceia Pinheiro, em Cajazeiras, participou da edição que levou os estudantes ao Chile e também destacou o crescimento pessoal que o programa proporcionou. “O crescimento pessoal foi enorme, foi incrível. Tenho certeza que todos evoluíram demais com essa experiência”.

O edital da edição 2024/2025 do programa estabelece a distribuição das vagas de acordo com os objetivos pedagógicos e políticas públicas afirmativas. O Curso de Idiomas é destinado a estudantes matriculados em qualquer escola pública estadual da Paraíba que ofereça Ensino Médio Propedêutico ou Educação Profissional, desde que atendam aos requisitos; a Formação Profissional é exclusivamente para estudantes matriculados em curso técnico específico de escolas públicas estaduais da Paraíba com oferta de Educação Profissional. Já o Ensino Médio Internacional é destinado exclusivamente a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais que ofereçam a modalidade de Ensino Médio Propedêutico. Além disso, 20% das vagas serão reservadas para candidatos oriundos de população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, em conformidade com as políticas públicas afirmativas.

Os documentos necessários para a inscrição no programa incluem cópias de RG, CPF, declaração escolar, termo de compromisso e autorização do responsável legal, comprovante de residência e, para candidatos às vagas reservadas, uma auto declaração. O processo de seleção consiste em três etapas: análise documental, prova de conhecimentos no idioma escolhido e curso de formação. A análise documental é eliminatória e requer o cumprimento de requisitos como a apresentação de documentos solicitados e a regularidade na matrícula e desempenho acadêmico. A prova de conhecimentos, classificatória e eliminatória, avalia habilidades de compreensão leitora e auditiva, além da gramática e vocabulário. O curso de formação é eliminatório e exige uma frequência mínima de 85%. Em caso de empate entre candidatos, os critérios de desempate consideram a maior idade, maior média em Língua Portuguesa, maior média em Matemática e maior frequência.

O secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, destaca a importância do programa como uma oportunidade de enriquecimento educacional para os estudantes paraibanos, proporcionando vivências internacionais que contribuem para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. “Com o lançamento de mais esse edital, a educação da Paraíba reforça seu compromisso em proporcionar oportunidades de aprendizado e crescimento aos estudantes da rede estadual, investindo em iniciativas que promovam a internacionalização da educação e ampliem os horizontes dos jovens paraibanos”, afirma.

Conexão Mundo - O projeto está integrado às políticas públicas por meio das Leis nº 10.613, de 24 de dezembro de 2015, e 11.655, de 23 de março de 2020, que dispõem sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba através do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações. A iniciativa teve seu primeiro edital lançado em 2021, e segue tendo como objetivo fomentar o desenvolvimento de competências colaborativas, estabelecer parcerias internacionais entre instituições de ensino, ampliar o repertório cultural dos estudantes, incentivar a formação profissional internacional e promover a formação em língua estrangeira, além de construir redes de compartilhamento de boas práticas educacionais.