Notícias

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Secretaria da Educação da Paraíba participa de 4º Ciclo Formativo da Renalfa

publicado: 11/06/2024 14h21, última modificação: 11/06/2024 14h24
1 | 4
Foto: Delmer Rodrigues
2 | 4
Foto: Delmer Rodrigues
3 | 4
Foto: Delmer Rodrigues
4 | 4
Foto: Delmer Rodrigues
Quarto Seminário Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-Rede Renalfa_Delmer Rodrigues (17).jpg
Quarto Seminário Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-Rede Renalfa_Delmer Rodrigues (20).jpg
Quarto Seminário Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-Rede Renalfa_Delmer Rodrigues (3).jpg
Quarto Seminário Compromisso Nacional Criança Alfabetizada-Rede Renalfa_Delmer Rodrigues (15).jpg

Representantes da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) participaram nesta terça-feira (11), da abertura do 4º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O evento ocorre até a quinta-feira (13) e é umas das prerrogativas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O objetivo é dar continuidade a formação dos articuladores bolsistas do Renalfa de cada estado.

Na ocasião teve a Comemoração oficial de 1 ano do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além de palestra magna "Governança colaborativa e federalismo educacional: a alfabetização vista de uma forma sistêmica" com o professor dr. Fernando Abrucio. Durante a tarde a programação continuou com o panorama do CNCA na Região Nordeste: avanços e desafios para os articuladores estaduais.

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, apresentou um panorama nacional do programa e dados que mostraram aumento de 36% para 56% de crianças alfabetizadas e o aumento de 12 para 19 estados com política local com investimentos do Governo Federal de mais de R$1 milhão em todo o país.

"Esses articuladores são a principal força motora, eles estão em cada rede educacional de estados e municípios organizando processos de formação de professores, de melhoria da gestão para a alfabetização nas secretarias e nós do MEC apoiamos todos esse movimento. Devemos as crianças brasileiras o direito de ter suas competências e habilidades para processos de alfabetização plenamente pavimentada na idade adequada entre sete e oito anos. Estamos atentos também as multidiversidades, nos direitos das crianças indígenas e quilombolas", explicou.

A Paraíba aderiu ao programa ao ano passado e criou o Alfabetiza Mais Paraíba, que tem como uma das prerrogativas, a produção de livros didáticos para os estudantes do 1º e 2º anos por professores paraibanos, que será lançado em 2025.

“Estamos com articuladores dos estados, a partir daqui começam os novos passos das mobilizações a serem tomadas decisões e seguidas para que possa chegar a melhor forma de alfabetização das crianças até os sete anos que seja concluída. A SEE está avançando com suas ações como a implantação ICMS da Educação, formações e entrega de matérias produzidos por professores paraibanos para todas as escolas públicas em 2025”, detalhou o secretário executivo de Cooperação com os Municípios da SEE-PB, Erionaldo Alves.

A programação continua nos dias 12 e 13 de junho e contará com discussões sobre ações complementares que garantam o direito às populações específicas: Educação Quilombola, Educação Escolar Indígena e Educação do Campo. Sobre o INEP: Indicador Criança Alfabetizada, Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Avaliação Contínua da Aprendizagem 2024. Além de oficinas de apoio à formação de Alfabetização e formação continuada: Aprendizagem da leitura em foco e oficina de apoio à gestão – o papel do CEEC no fortalecimento do regime de colaboração, entre outras atividades.