Notícias

Com mais de 200 vagas para cursos, Governo da Paraíba lança "Porto que Educa" no âmbito do programa “Porto Cidade”

publicado: 11/09/2023 13h10, última modificação: 11/09/2023 17h02
11_09_2023lançamento escola no porto de cabedelo foto Rizemberg (41).jpg

Foto: Rizemberg Felipe

Nesta segunda-feira (11), o Governo da Paraíba fez o lançamento oficial do programa "Porto Cidade" no Porto de Cabedelo, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa. O programa vai abranger iniciativas nas áreas de educação, cultura, tecnologia, sustentabilidade e saúde. Através da Secretaria de Educação da Paraíba, o "Porto que Educa", que integra o Porto Cidade, será voltado para a capacitação e desenvolvimento socioeconômico da região através da oferta de cursos para trabalhadores e moradores de Cabedelo.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento, além do governador da Paraíba, João Azevêdo, o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza; a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo; o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa; o vice-governador Lucas Ribeiro, deputados estaduais e federais e outros secretários de Estado.

Durante a solenidade foi anunciado que, no total, através do Porto que Educa, serão 240 vagas distribuídas entre os cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Espanhol Básico. Até o momento todos os editais já foram lançados, desde a contratação de professores até o de matrícula para os interessados. A expectativa é de que as aulas iniciem já na próxima segunda-feira (18). O objetivo da qualificação profissional é atender às demandas do setor portuário, comércio, turismo e pesca.

Além de atender trabalhadores do Porto de Cabedelo, o programa também é direcionado para jovens em busca de formação profissional e a comunidade local que deseja ampliar seus conhecimentos em áreas específicas.

A implementação e oferta dos cursos está sendo feita através do ParaíbaTEC, programa do Governo do Estado promovido através da SEE-PB e que tem como meta ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino do Estado da Paraíba. Roberto Sousa, secretário de Educação da Paraíba, destacou a importância dessa parceria para o desenvolvimento de ações sociais no Porto de Cabedelo. Ele ressaltou que a oferta dos cursos reforça o compromisso do Estado em oferecer oportunidades de qualificação técnica e profissional para os cidadãos paraibanos.

Os cursos ofertados no "Porto que Educa" serão presenciais, combinando teoria e prática. Para aprimorar o aprendizado, serão aplicados recursos didáticos modernos, como vídeos, estudos de caso, simulações e visitas técnicas. Já a garantia do ensino de qualidade é assegurada pela atuação de profissionais experientes no setor tecnológico.

Porto Cidade - Além do Porto que Educa, o Porto Cidade vai englobar também o Porto que Cuida, disponibilizando consultas médicas nas especialidades de clínico geral, pediatria e ginecologia, exames laboratoriais, vacinas e outros serviços que promovam a prevenção e o cuidado com a saúde da população local, e o Porto que Toca, com com aulas de violão, violino, bandolim, banjo, cavaquinho, flauta, bateria, teclado, entre outros. Na área da sustentabilidade, ainda acontecerão iniciativas de reciclagem, plantio de mudas e limpeza de praias.