Com foco na recomposição da aprendizagem, Educação realiza formação Avança PB + Aprendizagem em quatro polos da Paraíba

publicado: 09/09/2024 11h03, última modificação: 09/09/2024 11h03

Entre os dias 10 e 13 de setembro de 2024, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) promoverá a formação Avança PB + Aprendizagem, com o objetivo de capacitar professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. A formação ocorrerá em quatro polos estratégicos do estado: Souza (10ª GRE), Patos (6ª GRE), Campina Grande (3ª GRE) e João Pessoa (1ª GRE), com programação a partir das 8h. O evento visa a recomposição da aprendizagem e o fortalecimento das práticas pedagógicas, objetivando a melhoria dos índices educacionais da Paraíba.

“Essa é uma iniciativa que reflete o compromisso contínuo do governo estadual com a qualificação dos profissionais de educação, um fator essencial para assegurar o sucesso acadêmico dos alunos. Ao capacitar os professores, a rede estadual busca não apenas suprir lacunas na aprendizagem, mas também proporcionar uma experiência educacional mais eficaz e eficiente para todos os estudantes. Por isso, nós, enquanto Secretaria de Educação, convidamos todos a participar e se engajar. Esperamos que a formação Avança PB + Aprendizagem impulsione uma transformação significativa na qualidade do ensino nas escolas públicas da Paraíba”, reforça o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

O cronograma da formação prevê início no dia 10 de setembro, em Sousa, no Centro Municipal de Formação de Professores. No dia seguinte, 11 de setembro, será a vez de Patos, com as atividades ocorrendo no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No dia 12, a formação chega a Campina Grande, novamente no Centro de Formação de Professores da cidade. O encerramento da programação será no dia 13 de setembro, em João Pessoa, capital do estado, também no Centro de Formação de Professores.

A formação é voltada para docentes de escolas da rede estadual, tanto integrais quanto parciais. Cada instituição deverá enviar dois representantes, sendo um professor de Língua Portuguesa e um de Matemática, totalizando uma ampla participação de educadores comprometidos com a melhoria do ensino no estado. As ações serão focadas em aprimorar as competências essenciais dos estudantes, além de fornecer aos professores novas estratégias pedagógicas que possam ser aplicadas em sala de aula.

Tatiany Andrade, gerente executiva da Gerência de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais de Educação da SEE-PB, destacou a importância dessa capacitação para o desenvolvimento da educação na Paraíba. Segundo ela, as formações do Avança PB + Aprendizagem representam um momento essencial para recompor a aprendizagem e elevar o nível de ensino oferecido na rede estadual. "O sucesso desse processo depende do engajamento de cada educador. Essa participação será decisiva para fortalecer as práticas pedagógicas e promover um impacto direto na implementação das mudanças e avanços pedagógicos nas mais de 500 escolas da rede", afirmou.

O professor de Língua Portuguesa Daniel Dantas, da ECI Professor Crispim Coelho, em Cajazeiras (9ª GRE), estará entre os participantes e acredita que essa será uma oportunidade valiosa para a troca de experiências com outros professores. “Embora estejamos numa mesma rede, os contextos são diferentes, e esse compartilhamento de experiências durante a formação é muito relevante e significativo, pois ouvimos de colegas com realidades semelhantes o que têm feito em sala de aula para agregar valor às suas práticas. Eu espero também receber direcionamento prático para garantir que o conteúdo discutido seja sempre relevante e aplicável no cotidiano escolar”.

Com foco na recomposição das aprendizagens, as formações também têm como meta promover a troca de experiências entre os docentes, criando um espaço propício para o compartilhamento de boas práticas e metodologias. Ao longo dos quatro dias de evento, os professores terão a oportunidade de discutir os desafios enfrentados em sala de aula e explorar soluções colaborativas para superá-los.