Notícias

Ciclo de palestras encerra o VIII Seminário Regional de Educação do Cariri

publicado: 23/05/2024 11h42, última modificação: 23/05/2024 11h48
1 | 4
Foto: Leandro Pellizzoni
2 | 4
Foto: Leandro Pellizzoni
3 | 4
Foto: Leandro Pellizzoni
4 | 4
Foto: Leandro Pellizzoni
WhatsApp Image 2024-05-22 at 15.41.18.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-22 at 15.41.17.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-22 at 15.31.58.jpeg
WhatsApp Image 2024-05-22 at 15.41.17 (1).jpeg

Encerrou na tarde desta quarta-feira (22), o VIII Seminário Regional de Educação do Cariri, realizado no município de Sumé, no Cariri paraibano. Foram três dias de evento, iniciado no dia 20 de maio, que promoveu capacitação para gestores, professores e coordenadores com o objetivo de explorar novas abordagens pedagógicas, discutir tendências educacionais e compartilhar boas práticas que impulsionam o desenvolvimento educacional.

O Seminário foi realizado pela 5ª Gerência Regional de Ensino (GRE) e contou com uma vasta programação com apresentações culturais e palestras com temas como: “Liderar e inspirar na Educação: Indo ao encontro dos nossos estudantes”, “A Força e o Exemplo do Protagonismo Docente”, “Ações Pedagógicas transversais, leitura e escrita: como integrar estratégias para efetivar ações nas salas de aula”.

O secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, participou do encerramento do evento e afirmou que o Seminário já está no calendário de ações da 5ª GRE.

“Todos os anos o Seminário traz grandes palestrantes e contribui para tratar de temas como qualidade da educação, educação inclusiva com equidade no âmbito da educação básica, que contribui para formação dos nossos profissionais”, disse.

Ainda durante a programação da terça e quarta-feira foram ministradas palestras sobre “O Autismo na Visão de um Autista”, “Mecanismos de avaliação educacional e reformulação das políticas educacionais”, “Tecnologia em Ação: como as ferramentas digitais estão revolucionando o ensino” e “Audiovisual e Protagonismo: práticas pedagógicas de sucesso nas Escolas do Cariri”.

De acordo com o gerente da 5ª GRE, Ary Prata, foi a primeira vez que o Seminário contemplou não só os gestores e professores, mas também o público em geral.

“Nós tivemos a participação de pais de autistas de associações que atendem estudantes com autismo de várias cidades, o Seminário tem essa característica de dialogar com os diferentes atores da educação. A produção desse conhecimento que foi adquirido no evento será transmitida nas escolas, a cada ano conseguimos identificar os frutos deste seminário”, comentou.

A gestora da Escola Estadual de Ensino Médio Bento Tenório de Sousa do município de Monteiro, Suerda Guedes, participou dos três dias de atividades.

“É um privilégio participar do Seminário, pois é um evento que promove uma educação de qualidade. Todas as palestras contribuíram com nosso crescimento profissional”, afirmou.

O VIII Seminário Regional de Educação do Cariri é promovido pela SEE-PB e a 5ª GRE em parceria com o Sebrae-PB, Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).