Notícias

Cerca de 100 mil estudantes da Paraíba participam da Avaliação Formativa Siave 2024

publicado: 18/04/2024 17h22, última modificação: 18/04/2024 17h22
siave 2.jpeg

Até o dia 23 de abril, cerca de 100 mil estudantes paraibanos do 2°, 4°, 5°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, distribuídos em 583 escolas da Rede Estadual, estão participando da Avaliação Formativa do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave) 2024. As avaliações iniciaram no último dia 17 em todas as Gerências Regionais de Educação. Nelas, os alunos passam por provas de Língua Portuguesa e Matemática, visando verificar a consolidação de aprendizagens dos anos anteriores ao que estão matriculados.

Os dados oriundos da avaliação serão fundamentais para diversas ações dentro da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). Eles subsidiarão o desenvolvimento de materiais didáticos complementares, orientarão as formações do Programa Avança IDEB + Aprendizagem e fornecerão informações cruciais aos gestores das escolas. “Essas informações têm o propósito de guiar o planejamento escolar, direcionando o foco para a consolidação de habilidades e competências ainda não adquiridas nos anos anteriores. O objetivo é reduzir o déficit de aprendizagem e promover a integração de conteúdos de forma mais eficaz entre os nossos estudantes”, explica o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza. 

Para garantir a efetividade do processo, os professores da Rede Estadual têm até o dia 30 de abril para inserir os cartões resposta dos estudantes na plataforma do Siave ou no aplicativo da Avaliação. Os resultados, por sua vez, têm previsão de divulgação em até 20 dias após o término do período de leitura dos cartões-resposta.

Instituído pela SEE no ano passado, o ciclo Siave é composto por quatro avaliações, sendo elas a entrada de fluência, realizada em março, que teve como objetivo diagnosticar a capacidade de leitura e oralidade dos alunos, fornecendo informações concretas para ações pedagógicas direcionadas e efetivas; a formativa, que está acontecendo agora em abril; a somativa, em outubro, que foca na consolidação do conhecimento; além da saída de fluência, que será realizada no mês de novembro.

Siave – Criado em agosto de 2023 pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, o sistema é um instrumento que apoia a construção contínua de um ensino de qualidade para todos os estudantes paraibanos, de forma a torná-los cidadãos plenos, assim como criar uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes.