Notícias

Cangaço é temática central das eletivas da EEEFM Poetisa Vicentina, em Campina Grande

publicado: 27/07/2023 12h22, última modificação: 27/07/2023 12h22
1 | 3
2 | 3
3 | 3
capa (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-07-27 at 10.14.19.jpeg
WhatsApp Image 2023-07-27 at 10.14.20.jpeg

Para trabalhar as disciplinas eletivas em sua completude, a EEEFM Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo, localizada em Campina Grande, está desenvolvendo o projeto ‘Cariri Cangaço’ com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. O intuito do projeto é ampliar o conhecimento em torno da cultura do cangaço na região, por meio da história e da literatura.

O Cariri Cangaço é o tema central escolhido para ser trabalhado durante todo ano letivo, a partir das disciplinas eletivas. No primeiro semestre foi a eletiva ‘Fenômeno: o cangaço e sua influência na cultura’, onde os estudantes fizeram diversas atividades e aulas de campo com visitas ao Museu dos Três Pandeiros e ao cemitério, nos túmulos de pessoas importantes para a história como o cangaceiro Antônio Silvino.

Para o segundo semestre será a eletiva ‘Fenômeno: o cangaço e a literatura’. E os estudantes poderão conhecer melhor os livros, cordéis e dissertações relacionados ao cangaço, e durante os meses de novembro e dezembro serão apresentadas as atividades realizadas.

“Nosso intuito maior é levar aos nossos alunos um conhecimento mais abrangente sobre nossa cultura do Cariri, da história do cangaço em nossa região”, afirmou o gestor da escola, Wellimar Oliveira.

Na apresentação final da eletiva ‘Fenômeno: o cangaço e a literatura’, a expectativa é de reunir mais de 350 historiadores de toda região Nordeste que poderão conferir os trabalhos realizados pelos estudantes e professores da EEEFM Poetisa Vicentina.