Cajazeiras recebe Se Liga no Enem Festival com foco na reta final de preparação para o exame

publicado: 19/10/2024 08h50, última modificação: 19/10/2024 08h50
IMG_1110.jpeg
IMG_1106.jpeg
IMG_1107.jpeg
IMG_1109.jpeg

Nesta sexta-feira (18), o teatro Íracles Brocos Pires (ICA), em Cajazeiras, foi palco de mais uma edição do Se Liga no Enem Festival, evento voltado à preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O festival, promovido pela 9ª Gerência Regional de Educação (GRE), teve como tema “Conectando Saberes: do real ao digital” e reuniu 300 estudantes de Cajazeiras e região, proporcionando uma série de oficinas práticas e interdisciplinares ao longo do dia, com foco na reta final de estudos para o Enem, que está marcado para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro.

O evento começou às 7h30 com a recepção dos participantes e se estendeu até as 15h, contando com cinco momentos de oficinas que abordaram diferentes áreas do conhecimento. A primeira oficina, chamada BIOMAT, foi dedicada às práticas experimentais de Biologia e Matemática, seguida por uma oficina de Química e Física, que trouxe experimentos interativos. Os alunos também participaram de uma oficina de redação, que abordou as estratégias necessárias para a elaboração de uma redação nota 1000, além de uma oficina focada na resolução de questões de Linguagens. Por fim, os participantes assistiram à oficina "Direitos Humanos em Debate", que conectou conteúdos de Humanas e Redação, com discussões sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A gerente da 9ª GRE, Fernanda Chagas, destacou a importância do festival para reforçar a preparação dos alunos na reta final antes do exame. “Receber o Se Liga no Enem Festival aqui na nossa região é oferecer mais do que uma revisão de conteúdos, é proporcionar momentos de troca de experiências, onde os alunos possam se sentir confiantes e preparados para o desafio que está por vir. Cajazeiras tem muitos jovens talentosos e essa é uma oportunidade para fortalecer essa preparação final, dando a eles todo o apoio necessário”, afirmou Fernanda.

O coordenador do Se Liga no Enem, Haniel Lima, reforçou a importância da integração entre oficinas e debates para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades de forma integral. “Estamos nos aproximando da prova do Enem, e cada minuto de estudo, de troca e de prática conta muito. Por isso, este festival é uma oportunidade única para os estudantes aperfeiçoarem o que já aprenderam e tirarem suas dúvidas em oficinas dinâmicas que envolvem tanto a prática quanto o debate sobre os temas mais importantes”, explicou Haniel.

Os estudantes da rede estadual também elogiaram o formato do festival e a qualidade das oficinas. João Pedro Oliveira, estudante do 3º ano da Escola Estadual Dom Moisés Coelho, compartilhou sua experiência: “Foi uma oportunidade incrível. Eu sempre tive um pouco mais de dificuldade em redação, mas na oficina de hoje consegui entender melhor como estruturar o meu texto e trabalhar os argumentos. Com certeza vou me sentir mais preparado para o Enem. Além disso, foi muito bom interagir com colegas de outras escolas e cidades, isso ajuda a gente a se motivar ainda mais”, comemora o jovem que pretende fazer carreira em Medicina.

Ao longo do evento, os intervalos foram preenchidos com momentos de interação entre os estudantes, fortalecendo o espírito de colaboração e troca de experiências que é um dos pilares do programa Se Liga no Enem.

Sobre o programa - O Se Liga no Enem Paraíba, programa da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), oferece um conjunto de recursos para os estudantes do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos da rede estadual. Em 2024, mais de 13.400 alunos de todas as 16 Gerências Regionais de Educação se inscreveram no programa, demonstrando seu alcance e impacto. Desde sua criação, o Se Liga no Enem tem sido um pilar na educação pública paraibana, ajudando milhares de jovens a ingressar no ensino superior. Em 2023, por exemplo, 19.080 estudantes foram aprovados em universidades públicas, e 70% desses alunos participaram ativamente das ações promovidas pelo programa, incluindo festivais, como o realizado em Cajazeiras.