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Avança Ideb: Representantes de todas regiões se reúnem para melhorar resultados das escolas prioritárias

publicado: 25/09/2023 18h31, última modificação: 26/09/2023 09h44
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Foto: Rayane Cássia
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Foto: Delmer Rodrigues
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 Nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) promoveu uma reunião no Centro de Formação de Professores, em Mangabeira, como parte do Regime de Colaboração Avança Ideb 2023. O encontro teve a presença de gerentes regionais de ensino das 14 Gerências Regionais (GRE), gestores e coordenadores. O foco foi repassar os resultados da Avaliação Somativa, integrante das ações do Sistema de Avaliação da Educação Estadual (Siave). Durante o evento, foi delineado um plano de ação direcionado às escolas prioritárias, as quais demandam maior atenção das GREs e da SEE-PB.

O início da reunião foi marcado por um momento de acolhimento proporcionado pela “dinâmica da teia”, também nomeada Dinâmica da Teia do Envolvimento. Esse exercício é comumente aplicado para a apresentação pessoal em grupos, seja em salas de aula, treinamentos ou outras situações. Com objetivo de fomentar o relacionamento interpessoal e a autoconfiança. O evento também contemplou outros exercícios de coletividade, apresentação de vídeos e palestras.

Herbert Gomes, coordenador do Regime de Colaboração Avança Ideb 2023, detalhou a programação do dia, dividindo-a em três etapas: aprofundamento da análise dos dados educacionais; construção coletiva de soluções considerando os contextos locais de cada grupo representante; e criação de um plano de ação por gerência regional. O objetivo final do evento, bem como de todas as ações do Avança Ideb é preparar os estudantes para avaliações nacionais em larga escala previstas para os meses de outubro e novembro.

Em sua fala, o secretário de Educação da Paraíba, Roberto Souza, destacou a necessidade de atenção diferenciada às escolas e turmas prioritárias. Ele reforçou a importância de focar não apenas nos alunos que estão à frente, mas também naqueles que necessitam de mais atenção. Souza ressaltou ainda a relevância da educação pública no desenvolvimento social. Já a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, enfatizou a intenção de estabelecer metas realistas para as avaliações dos próximos meses e de entender e alinhar os resultados obtidos com as habilidades a serem desenvolvidas. “Vamos, através desta reunião, ajudar professores e professoras a entenderem quais as priorizações que vão precisar ser feitas no planejamento escolar”, explicou.

Tuany Queiroz, gestora da ECI Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité, compartilhou sua visão sobre a reunião, considerando-a crucial para analisar resultados e planejar estratégias de ensino. Ela mencionou os desafios enfrentados por sua escola e a necessidade de atenção especial para melhorar os números. “Enquanto escola, nós temos a necessidade de olhar para os dados, ver onde a gente chegou e como podemos chegar ainda mais longe. Não é fácil. Nossa escola está com dados que nos sinalizam que precisamos de um olhar com atenção, mas acredito que esse é um momento muito importante para verificar as nossas deficiências e a partir delas começar o nosso planejamento com o que a gente pode fazer para quando chegar o dia da avaliação ter bons números”.

A Avaliação Somativa corresponde à segunda fase do Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave). A primeira, denominada Avaliação Diagnóstica, ocorreu em agosto. O propósito de todas ações é orientar as escolas e gerências na elaboração de estratégias pedagógicas e definir políticas públicas para a SEE-PB.

Ideb - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um índice estabelecido em 2007, que avalia o fluxo escolar e o desempenho dos alunos de todo o país. Seu cálculo é baseado nos dados de aprovação escolar, provenientes do Censo Escolar, e nas médias de desempenho no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Este ano, estima-se que mais de 56 mil estudantes da rede pública estadual serão avaliados, processo esse que abrangerá todas as escolas públicas do Brasil.