Notícias
Análise do “Dashboard dos Sonhos” mostra quais os principais sonhos profissionais e pessoais dos estudantes da Rede Estadual
Uma análise do "Dashboard dos Sonhos", ferramenta que ajuda as escolas estaduais da Paraíba e a Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) a compreender quais sonhos os estudantes estão almejando e, a partir das informações, planejar ações, mostrou que a profissão de médico é o sonho profissional mais almejado pelos jovens. A pesquisa contou com a participação de 22,8 mil estudantes de Ensino Médio Integral em mais de 400 escolas estaduais e aconteceu no início do ano letivo de 2024. O objetivo foi compreender as aspirações e projetos de vida dos alunos.
Segundo os dados, mais de 2,4 mil estudantes, ou seja, 10,5% dos participantes, desejam seguir carreira na Medicina, seguidos por 6,1% que aspiram ser jogadores de futebol e 6% que querem ser advogados. Além disso, 26% dos respondentes manifestaram interesse em profissões ligadas à saúde e bem-estar, como Medicina, Psicologia e Enfermagem. Já quando questionados sobre sonhos pessoais, os alunos destacaram o desejo de ter uma casa própria (29,8%) e o de presentear a família com uma casa nova (17,4%), além do desejo de viajar para o exterior, citado por 10,3% dos participantes. Esses dados refletem a importância de segurança, estabilidade e novas experiências na vida dos jovens.
Severino Joaquim, estudante da 2ª série da Escola Cidadã Técnica Integral de Mamanguape, está entre os estudantes que participaram da pesquisa do Dashboard dos Sonhos no início deste ano. “Nós estudantes preenchemos os nossos sonhos, o que é muito importante. As aulas de Projeto de Vida são de suma importância para nós estudantes, pois entramos no ambiente escolar sem ter um sonho e é nessas aulas que aprendemos a sonhar, e ao decorrer dessas aulas somos incentivados a desenvolver nossos sonhos, aprendendo também a desenvolver habilidades e competências que podem nos ajudar no nosso crescimento pessoal. Meu projeto de vida é me formar em medicina. No início tive um certo receio se iria conseguir, mas no decorrer das aulas e com a ajuda da professora pude ver que a incerteza faz parte da nossa caminhada e que nenhum sonho é impossível. Recebi dicas de como começar e me preparar, pois medicina é um curso bastante concorrido, além disso desenvolvi diversas habilidades, como a liderança de turma, que me proporcionou habilidades de organização e ajuda aos meus colegas de classe”, conta.
O "Dashboard dos Sonhos" ou “Dash dos Sonhos”, como é conhecido, está em sua quarta edição e é uma iniciativa da Gerência de Protagonismo e Desenvolvimento Estudantil, em colaboração com outras Gerências Pedagógicas, que recupera e analisa os sonhos dos estudantes matriculados em todas as etapas do ensino. Realizada no início do ano letivo, durante o Acolhimento Inicial das escolas, a coleta de dados é feita por meio do Google Forms. As informações são organizadas em um painel de visualização online, que permite filtrar dados qualitativos e quantitativos. Esse instrumento auxilia a comunidade escolar na tomada de decisões pedagógicas e administrativas, contribuindo para a elaboração de ementas de componentes eletivos, projetos integradores educacionais e fornecendo informações inovadoras para a secretaria e gestão escolar.
Implantada inicialmente nas escolas integrais em 2021, a proposta foi expandida para todas as escolas, tanto parciais quanto integrais, em 2023. Durante o Acolhimento Inicial, os estudantes veteranos aplicam a pesquisa aos novos alunos, fortalecendo a perspectiva de vida dos que estão começando uma nova etapa. Em quatro anos, mais de 140 mil entrevistados elencaram seus sonhos, permitindo o desenvolvimento de propostas pedagógicas específicas para cada escola.
“O acolhimento dos estudantes que estão ingressando em uma nova escola ou modalidade de ensino é muito importante. É um momento que deve ter a intencionalidade de apresentar a escola, os espaços de vivência, os projetos, os programas e a comunidade docente e discente. Além disso, principalmente para as turmas do Ensino Médio, é o momento ideal para iniciar a construção do projeto de vida dos estudantes, que em breve precisarão definir suas carreiras, metas e objetivos, usando desse espaço de acolhimento para falar e despertar seus sonhos”, explica Romário Farias, Gerente Operacional de Protagonismo na Secretaria de Estado da Educação.
O projeto de vida é uma ferramenta essencial no Ensino Médio Integral. Atualmente, as Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba somam cerca de 302 escolas, atendendo mais de 58 mil estudantes de 223 municípios. Essa política tem sido uma ferramenta poderosa para transformar a educação no estado, proporcionando aos alunos uma formação mais completa e preparando-os melhor para os desafios da vida adulta, aumentando suas chances de sucesso em exames de ingresso em universidades, bem como no mercado de trabalho.
“Essa pesquisa reflete o empenho e a dedicação de todos os envolvidos na educação de nossos jovens. Conhecer os sonhos e aspirações dos nossos alunos é uma ferramenta poderosa que nos permite planejar as atividades pedagógicas de maneira mais direcionada e alinhada aos interesses dos estudantes. Com esses dados em mãos, nossos gestores e professores têm a oportunidade de ajustar suas metodologias e conteúdos, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente para cada turma. Do ponto de vista da gestão pública, esses insights são fundamentais. Eles nos permitem desenvolver projetos e políticas educacionais que respondam de maneira eficaz às necessidades e desejos das novas gerações”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza.