Alunos da Escola Arruda Câmara, de Pombal, são finalistas da etapa nacional da Liga de Matemática

publicado: 22/11/2023 16h25, última modificação: 22/11/2023 16h25
WhatsApp Image 2023-11-20 at 08.20.12 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-20 at 08.20.13.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-20 at 08.20.12 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-20 at 08.20.12.jpeg

Os estudantes Derick Gabriel, José Eudes, e Anna Júlia, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Arruda Câmara, localizada em Pombal, alcançaram uma conquista extraordinária ao serem finalistas da etapa nacional da LigMat - Olimpíada Nacional de Matemática. A competição, que ocorreu no último sábado (18), em Curitiba, é reconhecida por seu formato inovador, envolvendo partidas orais de perguntas e respostas que desafiam as habilidades matemáticas das equipes. O feito dos estudantes coloca a escola, integrante da 13ª Gerência Regional de Ensino, entre as oito melhores do país na competição que teve a participação de cerca de 300 escolas.

O evento, apoiado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Associação Olimpíada Brasileira de Matemática e Stone, reuniu escolas de todo o país, desde instituições particulares de alto padrão até colégios militares e institutos federais. A equipe da EEEFM Arruda Câmara destacou-se como a única representante de uma escola estadual regular a atingir essa fase, tornando-se um símbolo do comprometimento com a excelência educacional na Paraíba. Os alunos foram orientados pelo professor de Matemática, Mailson Matos Pereira.

Para José Eudes, um dos integrantes da equipe vencedora, a jornada na LigMat foi uma experiência transformadora. "Participar de Olimpíadas de Matemática é sempre um sonho. A competição foi intensa, mas a sensação de representar nossa escola e cidade no cenário nacional é indescritível. A matemática deixou de ser apenas números para se tornar uma paixão que pretendo levar para toda a vida”, diz o jovem que já recebeu menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e conquistou a prata em uma das edições da Olimpíada Brasileira de Matemática, entre outras medalhas.

O professor Mailson também ressalta a importância do apoio à educação matemática. "Ver nossos alunos alcançando esse patamar é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar. A matemática é uma disciplina que muitas vezes pode parecer desafiadora, mas é gratificante testemunhar o crescimento e a confiança dos estudantes ao superarem esses desafios. Isso mostra que, com dedicação e incentivo, podemos formar jovens brilhantes em matemática, independentemente da origem ou contexto”.

A participação dos alunos não apenas enaltece a escola e a cidade de Pombal, mas também reforça a ideia de que a Paraíba promove uma educação de qualidade, formando jovens talentosos em matemática. A Liga de Matemática, com seu formato único de competição oral, coloca os participantes em situações desafiadoras, testando não apenas o conhecimento matemático, mas também a capacidade de raciocínio rápido. A dinâmica do torneio, dividida em fases seletivas e a Superliga, proporciona uma experiência enriquecedora para os estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades fundamentais.

Destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, a LigMat possui três níveis de competição, refletindo a diversidade de conhecimento e habilidades dos participantes. Os representantes da EEEFM Arruda Câmara competiram no nível mais avançado, destinado aos estudantes do Ensino Médio, destacando-se entre mais de 300 equipes participantes.