Notícias

Alunos da 12ª GRE são destaque na Olimpíada Internacional do Oceano

publicado: 11/12/2023 16h57, última modificação: 11/12/2023 16h57
WhatsApp Image 2023-12-11 at 16.55.56.jpeg

 Cerca de 14 estudantes da 12ª Gerência Regional de Ensino foram medalhistas na 3ª edição da Olimpíada Brasileira do Oceano, na estreia da versão internacional do evento, a Olimpíada Internacional do Oceano. A competição, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de forma online, registrou um recorde de mais de 45 mil inscritos, demonstrando um crescente interesse da sociedade pela cultura oceânica. 

A Olimpíada do Oceano é um projeto educacional que abrange tanto o ensino formal quanto o não-formal, visando promover a compreensão do papel crucial do oceano na vida da população. Alinhada à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (2021-2030), a competição busca cumprir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Entre os alunos campeões da 12ª GRE contam os estudantes da 1ª e 2ª série: Álvaro Ramos da Silva (Ouro), Ilana Isabelle Regis da Silva (Ouro), Kércia Maria Veloso da Silva (Ouro), Hugo Gabriel da Cruz Silva (Ouro), João Vitor Queiroz da Silva Regis (Ouro), Júlia Maria Vicente Da Silva (Prata), Maria Iasmim Gonçalves da Silva (Bronze), Elaine Maria Costa da Silva (Bronze) e João Ivanildo da Silva (Menção Honrosa). Além de Wheverton David da Silva Bispo (Prata), Maria Aparecida da Silva (Bronze), Maria Clara de Lima Honorato (Bronze), Maria Ilanna Clementino Galdino (Bronze) e Marcos Vinicio Nascimento de Oliveira (Bronze) da 3ª série.

Fabiana Figueiredo, gerente da 12ª GRE, ressalta a importância de inserir a discussão sobre o oceano nas escolas, considerando-a fundamental para a disseminação da temática. A Olimpíada Internacional do Oceano, neste ano, envolveu participantes de diferentes países, unindo experiências diversas em prol do conhecimento sobre o oceano. A competição se desdobrou em três modalidades: conhecimento, projeto socioambiental e produção artística, cultural ou tecnológica, além de quatro temas transversais opcionais. As etapas nacional e internacional ofereceram aos participantes a oportunidade de competir a nível nacional e, posteriormente, entre países.

Todos os participantes receberam certificados digitais de premiação, e os alunos de escolas públicas medalhistas na modalidade 'Conhecimento' conquistaram a oportunidade de concorrer a 100 bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq. “A conquista expressiva dos alunos da 12ª GRE na Olimpíada Internacional do Oceano é motivo de orgulho para a comunidade educacional e reflete o compromisso da região com a promoção da educação, ciência e cidadania para o desenvolvimento sustentável. Parabéns aos participantes e aos educadores que contribuíram para esse notável feito”, comemora Fabiana.