Aluna da Escola Estadual Matilde de Melo Buriti é medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Geografia

publicado: 04/12/2023 09h00, última modificação: 04/12/2023 14h37
Snapinsta.app_405502935_1044940863380359_6726173589224024637_n_1080.jpg

Na última sexta-feira (1º), a cidade de Campinas, em São Paulo, foi palco da fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Na ocasião, a aluna Kemilly Almeida Macedo, da 2ª série da Escola Estadual de Ensino Médio Matilde de Melo Buriti, situada no Distrito de Cumarú, zona rural de Pedra Lavrada, na 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), brilhou ao conquistar a medalha de prata. Junto a ela, o aluno Júlio Buriti também representou a escola na fase nacional. Os estudantes foram acompanhados pelo professor de geografia Jair Almeida, coordenador local da olimpíada.

“Essa foi uma experiência incrível! Uma forma de adquirir conhecimento em todos os sentidos, tanto com as palestras e com os debates com outros alunos, quanto na interação com pessoas de diferentes lugares do Brasil. Com toda certeza, foi também um motivo de orgulho. Poder representar meu estado a nível nacional e ter voltado trazendo uma medalha comigo deixou tudo melhor”, conta Kemilly Almeida.

A fase nacional da OBG consistiu em uma competição individual que se estendeu por três dias, incluindo uma prova dissertativa no primeiro dia e, no segundo, uma prova audiovisual e outra objetiva composta por 40 questões. A OBG, realizada desde 2015, engloba etapas online e presenciais, além de uma fase internacional, sendo organizada por uma comissão composta por professores de diversas instituições de ensino superior brasileiras. Destinada a estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental à 3° Série do Ensino Médio, Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a OBG 2023 contou com 258 inscrições de todo o país.

Maricléferson Gomes, gerente regional de Educação da 4ª GRE, expressa profundo reconhecimento ao empenho e dedicação dos alunos Kemilly Macedo e Júlio Buriti, bem como ao professor Jair Almeida pelo papel fundamental desempenhado junto aos estudantes. “Parabéns pela participação e conquista. Nosso agradecimento ao professor Jair, por toda força e incentivo na OBG. A conquista da medalha de prata de Kemilly, bem como a participação de Júlio, representando a 4ª GRE e a Paraíba, é motivo de alegria para todos nós. Parabéns, escola Matilde de Melo Buriti”, agradeceu.

A Olimpíada Brasileira de Geografia é mais do que uma competição; é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica nas escolas, promovendo conhecimento, novas experiências e estimulando o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos. A comissão organizadora da OBG, composta por professores de instituições de ensino superior como Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, e Universidade Estadual de Campinas, reforça a importância desse evento no estímulo à aprendizagem da geografia.

A conquista da medalha de prata por Kemilly Almeida Macedo é motivo de orgulho para toda escola, comemora o professor Jair. “Para mim foi muito satisfatório, a realização de um sonho, poder chegar na etapa final. Foi um momento de superação diante da nossa realidade escolar, pois somos uma escola rural de ensino noturno, e ficarmos em 1º lugar na Paraíba entre as escolas públicas e sermos medalhistas de prata na fase nacional, nos mostra que podemos alcançar o que quisermos, que mesmo diante das dificuldades enfrentadas podemos  alçar voos altos.”.