Alinhamento do Regime de Colaboração fortalece a Educação na 9ª Gerência Regional de Ensino

publicado: 11/12/2023 16h45, última modificação: 11/12/2023 16h52
WhatsApp Image 2023-12-11 at 16.46.51.jpeg

Na última quinta-feira (07), o Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cajazeiras foi palco de um evento importante para a educação do Alto Sertão paraibano. A 9ª Gerência Regional de Ensino promoveu a "Reunião de Alinhamento do Regime de Colaboração", destinada a secretários municipais de educação e coordenadores municipais envolvidos no sistema de aprendizagem. O encontro, que contou com a presença de representantes de municípios como Bonito de Santa Fé, Carrapateira, São José de Piranhas, Cajazeiras, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, São João do Rio do Peixe, Poço José de Moura, Santa Helena, Triunfo, Uiraúna, Poço Dantas, Bernardino Batista e Joca Claudino, teve como objetivo fortalecer e impulsionar o Regime de Colaboração e a alfabetização na idade certa para os estudantes da região.

A educação no Brasil enfrenta desafios significativos, como desigualdades regionais e escassez de recursos. Para superar essas barreiras, o Regime de Colaboração surge como uma estratégia fundamental. De acordo com o artigo 211 da Constituição Federal de 1988, "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino". Legislações subsequentes, como a Emenda Constitucional Nº 59/2009 e o Plano Nacional de Educação (PNE), reforçaram a importância de fortalecer os laços federativos, criando um Sistema Nacional de Educação.

Nesse contexto, o evento buscou destacar a necessidade de cooperação entre estados e municípios, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “A colaboração é vista como crucial para aprimorar os resultados de aprendizagem em redes municipais e estaduais. Para o sucesso dessa parceria, alguns requisitos foram apresentados, como o planejamento conjunto, a definição clara de responsabilidades, a cooperação técnica e financeira, além do monitoramento e avaliação constante”, explica o coordenador-Geral do Regime de Colaboração em Educação da Paraíba, Herbert Gomes.

Dando continuidade à programação, a gerente regional responsável pela 9ª GRE, Cleidismar Oliveira, ressaltou a importância do trabalho colaborativo na educação. Ela destaca que o Regime de Colaboração, integrado às políticas públicas educacionais da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, visa diagnosticar, avaliar e orientar estratégias para a condução dos programas. Além disso, a abertura do evento contou com uma palestra do coordenador Hebert Gomes, que compartilhou sua expertise e perspectivas para a educação na Paraíba. “Foi um momento de muita alegria. Saí convencido de termos um regime sólido e unido”, afirmou.

Durante o evento, os membros da Comissão do Regime de Colaboração da 9ª Gerência foram apresentados, incluindo articuladores de gestão, articuladores da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e articuladores de formação. Houve também momentos de interação com o público, proporcionando networking e troca de experiências entre os participantes.

Encerrando o encontro, a fala da gerente regional reforçou a importância da colaboração pela educação. Em síntese, o evento representou um marco para a Educação na 9ª GRE, consolidando o compromisso com a colaboração entre estado e municípios em prol de uma educação mais justa, eficiente e eficaz. “Nosso objetivo é alcançar todos os municípios do estado e alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino. A  iniciativa do Governo do Estado também tem como objetivo ter todas as equipes gestoras de Educação com domínio conceitual e operacional dos instrumentos de gestão e sua efetiva aplicação, com o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua dos resultados e elaboração e acompanhamento de desempenho por meio de processo de avaliação”, enfatizou Cleidismar.