Alice Chess Open 2024: Escola da Rede Estadual promove torneio de xadrez para desenvolver habilidades dos estudantes

publicado: 19/04/2024 11h15, última modificação: 24/04/2024 16h21
Imagem do WhatsApp de 2024-04-24 à(s) 15.33.41_c5a62967.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-04-24 à(s) 15.33.46_ab165432.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-04-24 à(s) 15.33.43_5cfdc920.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-04-24 à(s) 15.33.40_d084993f.jpg

No cenário educacional da escola Alice Carneiro, uma iniciativa recente vem ganhando destaque: o Torneio de Xadrez Alice Chess Open. A competição, que finalizou a segunda edição no dia 11 de abril, surgiu como uma ideia para agregar algo novo ao ambiente escolar e proporcionar um impacto positivo nos estudantes. Criado e coordenado pelos professores Assis Walner e João Lucas Gambarra, com apoio da gestora Neuzângela Pinheiro e da Federação Paraibana de Xadrez, o torneio busca promover não apenas o jogo de xadrez, mas também o desenvolvimento de habilidades como concentração, criatividade, responsabilidade e respeito ao adversário.

No primeiro ano, a competição contou apenas com a participação dos estudantes da escola Alice Carneiro. Já na segunda edição, que teve 26 estudantes disputando, o torneio incluiu alunos convidados da Escola Cidadã Integral Técnica Raul Córdula. Com o sucesso crescente do Alice Chess Open, a expectativa é de que no próximo ano o torneio seja aberto para mais escolas e alunos interessados, promovendo a difusão do xadrez e seus benefícios entre os estudantes da região.

O estudante Gabriel Clebson, do Raul Córdula, foi o vencedor da segunda edição. O jovem explica que o processo foi difícil e que está muito feliz com a conquista. “No começo eu não esperava que seria o vencedor. Estou muito feliz com minha conquista. Muito obrigado a todos os meus colegas que participaram, aos meus professores e a escola por promover um evento tão incrível”, disse. Os resultados do segundo Alice Chess Open foram notáveis, com relatos de estudantes inicialmente desinteressados que, ao participarem, encontraram no xadrez não só uma distração, mas também um meio de aprendizado e melhoria de comportamento, explica João Lucas Gambarra.

Com o sucesso das competições locais, os estudantes estão sendo preparados para competições regionais e nacionais, buscando formar uma equipe representativa da escola. Além disso, a cultura do xadrez tem se enraizado na rotina escolar, com alunos levando seus tabuleiros para os intervalos e até mesmo com a criação de um clube de xadrez, onde desafiam uns aos outros, incluindo professores e funcionários da escola. “Este é um exemplo claro de como uma simples ideia pode se transformar em uma iniciativa poderosa, enriquecendo não só a vida acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal dos dos estudantes. Aqui nós prezamos por isso, por esse desenvolvimento”, conta a gestora da Alice Carneiro, Neuzângela Pinheiro.

O professor Assis Walner, detalha que o torneio é dividido em duas fases distintas. Na primeira etapa, os alunos se enfrentam no formato “suíço". Neste sistema, a cada rodada, os emparceiramentos são refeitos com base nos resultados anteriores, permitindo que os vencedores enfrentem outros vencedores e os com menos pontos, outros com menos pontos, proporcionando um desafio dinâmico a cada partida. Posteriormente, os melhores classificados avançam para as semifinais, culminando em uma emocionante final que é transmitida ao vivo pelo YouTube. A final da segunda edição pode ser assistida no link www.youtube.com/watch?v=pRwINr8xEos.

Os vencedores do torneio recebem o cobiçado troféu da capivara, simbolizando não apenas a vitória, mas também o crescimento e desenvolvimento pessoal.O troféu é único, produzido com tecnologia de impressão 3D, e representa o compromisso dos estudantes em buscar constantemente a superação, valorizando aqueles que, mesmo amadores, se esforçam para alcançar novos patamares.

Localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa, a Escola Alice Carneiro tem sido o palco das emocionantes competições de xadrez, que têm atraído não apenas os participantes, mas também espectadores interessados. A final do torneio, que é um evento, pode ser acompanhada presencialmente mediante contato com a escola ou através da transmissão ao vivo pelo YouTube.