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Alfabetiza Mais Paraíba: Secretaria de Educação inicia avaliação de fluência leitora em escolas da Paraíba

publicado: 15/06/2023 18h48, última modificação: 15/06/2023 20h49
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- Foto: Delmer Rodrigues

Teve início na segunda-feira (12) a aplicação da avaliação de fluência leitora destinada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipais da Paraíba. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB), tem como objetivo avaliar o nível de habilidade dos alunos na leitura e identificar possíveis dificuldades, visando aprimorar o ensino e garantir uma formação sólida. No total, serão 42,8 mil estudantes avaliados.

Durante os dias 13, 14 e 15, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação esteve presente em diversos municípios paraibanos para acompanhar a aplicação da avaliação. Os municípios selecionados foram Pedra Lavrada, Cubati, Barra de Santa Rosa, Cuité e João Pessoa, abrangendo diferentes regiões do estado. Essa iniciativa visa garantir a cobertura e a representatividade do processo avaliativo em diversas localidades. As avaliações seguem até o dia 23.

Os exames de fluência leitora integram a primeira etapa do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, lançado pelo Governo do Estado, através da SEE, e que reforça a parceria entre o Estado e os municípios, por meio de atividades técnicas e estratégias pedagógicas para potencializar o ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Durante os exames estão sendo analisadas habilidades como leitura de palavras, pseudopalavras com fonemas da língua portuguesa e um texto simples, por meio de gravação digital.

Segundo dados do Ministério da Educação, 55% dos estudantes no final do Ciclo de Alfabetização ainda não estão alfabetizados. De acordo com o relatório, os dados foram agravados pela pandemia da Covid-19. A avaliação de fluência leitora é uma ferramenta importante para identificar esses casos e avaliar o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos em um estágio fundamental de sua formação acadêmica. Ao analisar a velocidade e a compreensão da leitura, é possível identificar possíveis dificuldades e elaborar estratégias pedagógicas eficazes para promover o avanço dos estudantes.

Os resultados obtidos por meio da avaliação serão analisados de forma criteriosa pelos integrantes do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, auxiliando na identificação de possíveis lacunas e necessidades de intervenção pedagógica. Com base nesses dados, serão traçadas estratégias de apoio aos estudantes que apresentarem dificuldades na fluência leitora, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e que os ajude a conquistar a alfabetização no tempo correto.