Alfabetiza Mais Paraíba: 5ª GRE promove reunião avaliativa com secretários municipais de educação de 18 cidades do Cariri

publicado: 08/03/2024 15h26, última modificação: 08/03/2024 15h26
WhatsApp Image 2024-03-07 at 17.31.50 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-03-07 at 17.31.50.jpeg
WhatsApp Image 2024-03-07 at 17.31.49.jpeg

A 5ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Secretaria da Educação da Paraíba (SEE-PB), realizou nesta quinta-feira (7), em Monteiro, a primeira reunião com secretários municipais de Educação de 18 cidades do Cariri paraibano. O intuito foi apresentar os resultados da avaliação de Fluência Leitora do ano de 2023 e apresentar ações para o ano letivo 2024. A ação é uma das prerrogativas do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba.

A Fluência Leitora é uma avaliação destinada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental das redes estadual e municipais da Paraíba e tem como objetivo avaliar o nível de habilidade dos alunos na leitura e identificar possíveis dificuldades, visando aprimorar o ensino e garantir uma formação sólida. Em 2023 foram 40 mil estudantes avaliados.

Durante a reunião avaliativa, os secretários municipais, articuladores e formadores municipais do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, também discutiram sobre a construção de um Plano de Trabalho de Monitoramento das Metas e Resultados. O Plano de Ação de cada município, tem o objetivo de promover estratégias pedagógicas com foco no desenvolvimento desta fluência leitora.

“O encontro permitiu uma análise e reflexão sobre as ações necessárias, para cada município, para a evolução da fluência leitora dos alunos da rede municipal. Todos estão empenhados em unir esforços para a busca de melhorias educacionais, para o combate ao analfabetismo e, consequentemente, promover a inclusão e o desenvolvimento humano propiciados pela educação”, avaliou o gerente da 5ª GRE, Ary Prata.

Participaram do encontro os secretários municipais das cidades de Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê.