8ª GRE realiza I Seminário Regional de Formação do Alfabetiza Mais Paraíba

leandro_seminariocatole-9358.jpg
leandro_seminariocatole-9452.jpg
leandro_seminariocatole-9364.jpg

Com o foco em estratégias de monitoramento, a 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) promoveu, nesta sexta-feira (09), seu I Seminário Regional de Formação do Alfabetiza Mais Paraíba, que aconteceu no Campus da UEPB, na cidade de Catolé do Rocha, e reuniu cerca de 115 participantes dos 11 municípios da regional.

O Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios da SEE-PB, Erivonaldo Alves, ministrou uma palestra com o tema ‘Abordagem e Impactos das Avaliações no Processo de Monitoramento e Melhoria dos Índices de Desenvolvimento da Educação’. Erivonaldo explicou estratégias de monitoramento para potencializar a aprendizagem das crianças para a alfabetização na idade certa. “Estipulamos a meta de aumentar 36% os índices de alfabetização para 8ª regional”, citou durante a palestra.

Para Nayara Montenegro, gerente regional da 8ª GRE, o evento refletiu sobre a relevância das avaliações do sistema educacional, visando toda a melhoria contínua da qualidade da educação na nossa região e também compreender os indicadores para buscar melhorias de resultados junto com os municípios.

Nayara explica que a equipe da regional estava percebendo a necessidade de aprofundar mais sobre as estratégias de monitoramento da aprendizagem na região. “Estávamos vendo a necessidade de trazer essa temática para esse seminário, tendo em vista que era um ponto que era relatado por todos os municípios da necessidade de trabalhar e abordar esse tema”, destaca a gerente.

Para a gerente regional há uma boa expectativa para os trabalhos após o seminário. Ela acredita que os municípios vão estar mais fortalecidos, preparados e engajados para melhorar o índice de aprendizado em suas escolas. “Então nós, enquanto gerência, precisamos dar as mãos ao município, fortalecer a parceria, mostrar a presença para que eles consigam colher os frutos com os nossos alunos, que lá na frente esses alunos vão vir para nós enquanto rede estadual”, comenta Nayara.

O gerente executivo de desenvolvimento escolar acompanhamento e apoio à gestão para resultados, Herbert Gomes, palestrou sobre os indicadores educacionais e como utilizá-los a favor da qualidade de ensino. Segundo ele, os municípios da 8ª GRE são distantes geograficamente um do outro, com populações muito específicas, mas que estão entre alguns dos melhores resultados de aprendizagem da Paraíba. “O grande desafio, além da manutenção desses bons resultados, é melhorar o fluxo, que hoje é um gargalo, a aprovação de estudantes e os resultados de aprendizagem,” disse.

Ainda de acordo com Herbert, muito do que será trabalhado, discutido, planejado nesse apoio da Secretaria do Estado de Educação, tanto aos municípios quanto às Escolas da Rede Estadual, é como apoiar os professores em um processo cirúrgico de formações, desenvolvimento de material didático, leitura crítica de dados para melhorar o planejamento e o processo de aprendizagem.

O Secretário de Educação do Município de São Bento, Raimundo Alves Maia Filho, conta que essa parceria com o governo do estado tem trazido bons frutos para a educação da cidade. “A gente começa a ver os primeiros resultados dessa parceria entre estado e município. Estados e município em prol da alfabetização na educação pública e na idade certa”, explica o secretário.