13ª GRE promove II Seminário Regional Alfabetiza Mais Paraíba

leandro_seminariopombal-9169.jpg
leandro_seminariopombal-9145.jpg
leandro_seminariopombal-9168.jpg

Sob o tema ‘Apropriação de Resultados, Equidade e Permanência’, a 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), promoveu nesta quinta-feira (08), o II Seminário Regional pelo Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. O evento realizado no Campus da UFCG em Pombal, reuniu cerca de 170 profissionais da educação das sete cidades da região.

De acordo com Jorge Miguel Lima Oliveira, gerente regional da 13ª GRE, esta segunda edição do Seminário Regional está discutindo com os secretários de educação, articuladores e formadores municipais sobre equidade, permanência e análise de resultados na regional.

Ainda segundo o gerente, o evento também trouxe o debate sobre a conscientização para o letramento racial dentro das fatores pedagógicas das escolas e também as análises dos resultados das avaliações externas. “A gente espera que esse evento, nosso segundo, possa contribuir para a aplicação da avaliação do Siave, que vai acontecer, está previsto também para o SAEB 2025”, comenta Miguel.

Para o Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, momentos como este são fundamentais para troca de experiências entre formadores, secretários municipais, e isso faz com que e apropriação de resultados voltados para o ciclo de alfabetização se torne cada vez mais eficiente gerando resultados para a educação em todo estado.

Erivonaldo aproveitou a oportunidade para destacar os índices da 13ª regional, que atualmente possui os melhores índices de alfabetização, inclusive na fluência. “Já estamos aqui no nosso segundo seminário de alfabetização, e a cada vez que eu venho a Pombal saio daqui mais energizado, porque os nossos secretários municipais, os nossos formadores, os nossos coordenadores saem entusiasmados para voltar para o chão da sala de aula e levar o seu melhor”, disse.

O gerente executivo de desenvolvimento escolar acompanhamento e apoio à gestão para resultados, Herbert Gomes, palestrou sobre análise e apropriação dos dados a partir da legislação estadual. De acordo com o gerente toda a legislação colocada pelo MEC e a nova lei do ICMS na Paraíba, podem ser trabalhados no cotidiano escolar para que os municípios tenham acesso tanto aos recursos do VAAR, como também da cota-parte do ICMS.

De acordo com Herbert, esses dados podem ser trabalhados para que principalmente as escolas consigam atingir as metas de aprendizagem que foram elaboradas pelo governo do estado da Paraíba em parceria com os municípios nesse próximo ciclo até 2027. “Isso é um sinal, um procedimento necessário para que os municípios consigam atingir as principais condicionalidades de aprendizagem que estão sendo desenhados pelo Ministério da Educação no novo Plano Nacional da Educação”, explica.

A secretária de Educação do município de Cajazeirinhas, Maria Edna de Araújo, conta que esse evento veio enaltecer cada vez mais os trabalhos em prol da educação de seu município, pois abriu portas para novos conhecimentos. “E para a gente desenvolver cada vez mais a cidade, através da alfabetização dos alunos”, completa. O município está participando do evento com uma comissão de cinco profissionais da educação.

O secretário de Educação de Condado, José Leite da Silva, explica que o trabalho da Gerência e da Secretaria de trazer, explicar os dados e apresentar os resultados é positivo para a educação nos municípios. “São informações positivas, de dados exatos, dados completos, para que a gente possa somar lá na ponta e fazer o diferencial nos nossos municípios, no que diz respeito à alfabetização na idade certa”, ressaltou.