12ª Gerência Regional de Ensino mobiliza escolas com caravanas Avança Ideb

publicado: 18/09/2023 16h30, última modificação: 18/09/2023 16h30
WhatsApp Image 2023-09-18 at 16.30.02.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-18 at 16.29.51.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) lançou recentemente a 'Caravana Avança Ideb', uma proposta ambiciosa com o intuito de pactuar metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todas as 14 Gerências Regionais de Ensino do Estado. Inspirada nessa iniciativa, a 12ª GRE tomou uma medida singular: mobilizar individualmente cada uma de suas escolas, com foco nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saeb, um dos indicadores que compõem o Ideb, será aplicado em todo o Brasil entre os dias 23 de setembro e 10 de novembro, e tem a atenção da 12ª GRE. Ao longo desta semana, uma série de eventos está sendo realizada nas escolas da região, sob a nomenclatura 'Caravanas Avança Ideb'. A proposta é que cada instituição de ensino construa e desenvolva sua própria caravana, garantindo a singularidade e atendendo às necessidades específicas de sua comunidade escolar.

“A origem dessa movimentação se deu a partir do evento central da Caravana Avança Ideb, quando a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, visitou a 12ª GRE e conduziu uma interação enriquecedora com os gestores locais. Inspirados por este encontro, eu, junto aos gestores escolares decidimos levar o espírito da caravana para nossas respectivas unidades escolares”, explica Fabiana Figueiredo, gerente regional da 12ª GRE.

Embora o foco principal seja nos estudantes do 1º ano, algumas escolas optaram por envolver alunos do 1º, 2º e 3º anos, resultando em atividades diversas e engajadoras. A mobilização tem por objetivo não apenas preparar os alunos para as provas, mas também integrar toda a comunidade escolar, desde gestores e secretários até os próprios estudantes.

A iniciativa das Caravanas Avança IDEB na 12ª GRE é um reflexo do compromisso da SEE-PB em promover a excelência na educação básica em todo o Estado da Paraíba, reforçando a importância da integração e participação ativa de todas as partes interessadas no processo educacional.

Entre os municípios que compõem a 12ª GRE estão Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juarez Távora, Juripiranga, Mogeiro, Pedras de Fogo, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu e Serra Redonda.