Programa Integra Paraíba lança Painéis de Aprendizagem para garantir alfabetização na idade certa

publicado: 13/07/2021 13h45, última modificação: 13/07/2021 13h45
WhatsApp Image 2021-07-13 at 13.42.23.jpeg

O Programa Integra Educação Paraíba, da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, lançou os Painéis  Estaduais e Municipais de Aprendizagem, uma ação que vai possibilitar que cada sistema de ensino acompanhe em nível estadual, regional, municipal, escolar e por estudante a consolidação das habilidades necessárias para que ocorra a alfabetização na idade certa e a correção do déficit de aprendizagem. A Paraíba é o primeiro estado a alcançar o conhecimento do nível de alfabetização de todos os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

O painel foi construído pela equipe pedagógica do Programa a partir dos dados de uma ampla avaliação diagnóstica aplicada no mês de março nas 137 escolas da Rede Estadual que ofertam o Ensino Fundamental nos Anos Iniciais, e no mês de abril em todas as escolas da Rede Municipal dos 221 municípios que participam do Regime de Colaboração com o estado,  totalizando mais de 110 mil estudantes paraibanos que realizaram a avaliação.

A avaliação permitiu verificar como estava a aprendizagem de cada aluno durante o ensino remoto, além de conferir se eles atingiram as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para  Língua Portuguesa e Matemática, como também, elaborar estratégias de formação dos professores fortalecendo as metodologias de ensino para as habilidades com alto índice de defasagem. A avaliação voltará a ser aplicada ao final do segundo e do quarto bimestre, para acompanhar a trajetória de aprendizagem dos estudantes, ajustando as estratégias de ensino durante o ano em curso e visando corrigir eventuais déficits.

O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, enfatizou que mesmo em tempos de pandemia e de ensino remoto, o Governo do Estado, em parceria com os municípios, investe em uma tecnologia que permite aos professores o acompanhamento da aquisição de cada habilidade essencial para o estudante. “Sabemos que o nascedouro dos elevados índices de déficit de aprendizagem é uma processo de alfabetização que não foi realizado da forma adequada, fazendo com que muitos estudantes saiam dos Anos Iniciais sem adquirir o conjunto de habilidades necessárias para a continuidade bem-sucedida da sua trajetória escolar. Estamos invertendo esse jogo e assegurando as metas de alfabetização de 100% dos estudantes na idade certa, como prevê o Plano Estadual de Educação", afirma o Secretário.

Para o Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, Gabriel Gomes, “o  Painel de Aprendizagem tem sido uma ferramenta que veio para facilitar a vida de todos os níveis de gestão, desde a sala de aula até a Secretaria. Nós queremos embasar a Secretaria, as Gerências Regionais e as escolas de dados suficientes para que possamos sanar cada uma das deficiências de nossos estudantes. O Painel vem para trazer e apresentar exatamente onde está a fragilidade de cada aluno, turma e escola, para que todos nós juntos possamos buscar a garantia da alfabetização de excelência”, conta.

O Coordenador-geral do programa, Herbert Gomes, afirmou que "A Paraíba está revolucionando a alfabetização e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Primeiro, mudamos o conceito de estudante alfabetizado para compreender que alfabetização não é apenas ler e escrever, mas sim desenvolver um conjunto amplo de habilidades que permitam ao estudante usar socialmente a leitura e a escrita, além de ter letramento matemático e científico adequados. Criamos o painel para que os professores e os sistemas públicos possam planejar estratégias conjuntas tendo o estudante como foco do processo de ensino, assegurando equidade no cumprimento dos Direitos de Aprendizagem".

O Secretário de Educação, Esporte, Cultura e Lazer do município de Cabaceiras, Luciano Guimarães, ressalta que o Painel observa informações criteriosas acerca do desempenho do aluno e das instituições como todo. "É um norte pedagógico moderno que promete dinamizar estratégias e ações no sentido de contemplar avanços significativos na educação do nosso Estado. Neste sentido, melhorar e qualificar os resultados de modo a enaltecer e corrigir competências e habilidades", disse.

O programa - O Integra Educação Paraíba foi lançado no mês de abril como o maior Regime de Colaboração em Educação do Governo do Estado, que conta com a adesão formal de 221 entre os  223 municípios do território paraibano. O programa  tem como metas até o ano de 2022 ter 100% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados e assegurar a alfabetização completa até o 5º ano, a partir do estabelecimento da cultura de monitoramento de resultados, aplicação de avaliações diagnósticas e formação continuada para equipes escolares.