Estudantes de Escola Integral de Nova Palmeira ganham medalhas de Prata e Bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra

publicado: 14/12/2021 13h24, última modificação: 14/12/2021 13h24
WhatsApp Image 2021-12-13 at 16.09.18.jpeg

A equipe de três estudantes e um professor da Escola Cidadã Integral Antônio Coelho Dantas, no município de Nova Palmeira, representaram a Paraíba na Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra (OBG) e ganharam medalhas de Prata e Bronze. A competição é organizada pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL) e contou com a participação de mais de 4.000 equipes e aproximadamente 12 mil estudantes de escolas públicas e privadas do Brasil.

A premiação com a medalha de prata foi em Geografia e a medalha bronze em Ciências da Terra. A Escola Cidadã Integral Antônio Coelho Dantas competiu com Instituições Privadas, Técnicas e Federais de todo o Brasil, ficando entre as 15 melhores em Geografia, e entre as 5 melhores entre escolas públicas.

A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é uma olimpíada científica para estudantes  do 9° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas e privadas do Brasil. Uma competição realizada em duas etapas: Estadual, que corresponde às fases de  1 a 3, e que resultam na classificação de equipes para a participação na etapa Nacional, que corresponde a fase 4 (final), na qual 64 equipes representando todas as unidades da federação, realizam a prova de simulado online e enviam um projeto trazendo questões e soluções de problemas  importantes no âmbito local, regional e até mesmo global.

Excepcionalmente, na edição de 2021, a fase presencial foi substituída pela Fase 4 online, devido à pandemia da Covid-19. O objetivo é incentivar os estudantes a demonstrarem a capacidade de analisar e interpretar os fenômenos de teor geográfico e da geociência. A equipe composta pelas estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Laysa Santos Oliveira, Natália Emilly Dantas, Maria Rita Ribeiro e o professor de Geografia Sebastião Bezerra, chegaram a fase final da competição com o projeto ‘Agrocaatinga: Os desafios para uma agricultura familiar sustentável em Nova Palmeira – PB’.

É a primeira vez que a equipe chega na fase final da Olimpíada. Segundo o professor Sebastião Bezerra, a preparação para a OBG de forma remota. “Sempre participamos da olimpíada e somos premiados na etapa estadual. Ser premiado na fase Nacional representa a coroação de um sonho compartilhado com todos que fazem parte da nossa escola. Um trabalho de muito empenho e dedicação. Iniciado em 2019 e esse ano alcançando o maior objetivo, graças a Deus. Orgulho em honrar e representar as escolas públicas da Paraíba em nível nacional”, disse.

Depois de três meses de olimpíada e muita dedicação aos estudos para o desenvolvimento do projeto, a estudante Laysa Santos evidencia a conquista da equipe.  “Produzimos o vídeo pedido pela Olimpíada em que apresentamos o projeto, e o resultado foi outra bomba de alegria para a equipe, ficamos muito felizes e honrados em representar a Paraíba,  e como escola pública, ter conseguido resultados tão significativos dentro de uma olimpíada com tantas equipes inscritas, o que ressalta o bom trabalho tanto da equipe, quanto de Júnior, nosso professor e mediador na olimpíada e da ECI Antônio Coelho Dantas, que nunca desacreditou e sempre incentivou muito a equipe”, falou.