EDITAL PTHI

Premiação do “Concurso Ideias Inovadoras” será realizada nesta quinta, dia 10/02

publicado: 09/02/2022 20h54, última modificação: 10/02/2022 09h57
Edital promoveu desenvolvimento de projetos voltados para requalificação do Centro Histórico
Premiação Ideias Inovadoras

A Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) e a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), com o apoio do Sebrae Paraíba, promovem a entrega de prêmios aos vencedores do edital “Concurso Ideias Inovadoras do Centro Histórico de João Pessoa”, realizado no âmbito do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. A cerimônia será virtual, transmitida pelo canal da SEECT no Youtube, nesta quinta-feira, dia 10, às 18h.

Serão premiados 11 vencedores que concorreram nas categorias: Estudantes de Ensino Médio ou Ensino Profissional Técnico; Graduandos; Pós-graduandos Lato Sensu e Stricto Sensu; Pesquisadores; Inventores da Economia Criativa; e Inovações Educacionais. Aos vencedores serão concedidos prêmios no valor total de até R$ 180 mil.

Os colocados em primeiro lugar de cada categoria ganharão Prêmio no valor de R$ 15 mil e consultoria do SEBRAE PB; os colocados em 2º lugar: R$ 10 mil; e em 3º lugar: R$ 5 mil. Além disso, os projetos com potencial de introdução no mercado serão encaminhados para seleção ao processo de incubação na Incubadora Virtual do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. Esse é um passo seguinte para o desenvolvimento dos projetos, de forma que eles adquiram as características de empreendimentos sustentáveis e sejam, posteriormente, oferecidos à população.

Concurso Ideias Inovadoras - O edital “Concurso Ideias Inovadoras do Centro Histórico de João Pessoa” é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) e a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq) para efetivar uma intervenção positiva no Centro de João Pessoa de maneira a contribuir com a requalificação do local.

O objetivo é transformar o Centro de João Pessoa em um lugar dinâmico, atrativo para a população. Por isso, os projetos concorrentes responderam a um chamado para o desenvolvimento de propostas na área da economia criativa, de segurança pública, de limpeza urbana, turismo, inclusão social e digital, energias renováveis, valorização do patrimônio histórico, entretenimento inclusivo, enfim, ideias que promovam uma vivência urbana sustentável. A exigência foi de que a proposta submetida contenha uma ideia, um produto, um serviço, um processo, um método ou sistema que seja novo ou substancialmente melhorado em relação aos demais existentes no mercado.

Parque Tecnológico Horizontes da Inovação – É um equipamento multifuncional voltado para inspirar e apoiar iniciativas de projetos inovadores de base tecnológica que contribuam com o desenvolvimento econômico, social e cultural da Paraíba. Está integrado à política pública de ciência, tecnologia e inovação implementada pelo Governo do Estado da Paraíba, estruturada a partir do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação da Paraíba (Lei 12.191/2022). Objetiva, portanto, atuar como um ponto de inflexão das ações desenvolvidas até o momento e as futuras, no estado da Paraíba. Além disso, o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação pretende, de forma articulada entre os governos e a sociedade, colaborar com a requalificação infraestruturas e a valorização do espaço público do Centro Histórico de João Pessoa.