Notícias

Secult-PB e MinC realizarão seminário para debater mecanismos de incentivo cultural

publicado: 11/07/2023 12h08, última modificação: 11/07/2023 12h11
1 | 3
2 | 3
3 | 3
secult itinerante - patos (4).jpg
secult itinerante - patos (2).jpg
secult itinerante - patos (3).jpg

Os mecanismos federais e estaduais de fomento e incentivo cultural serão os temas centrais do I Seminário Paraibano de Incentivo à Cultura, que será realizado no dia 18 de julho, em João Pessoa. Organizadas em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério da Cultura, essas discussões ocorrerão na Sala de Concertos da Fundação Espaço Cultural.

(Nas fotos acima, o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, faz explanação sobre o ICMS Cultural na passagem da caravana Secult Itinerante por Patos. A caravana culminará com o Seminário em João Pessoa)

Os três palestrantes do evento serão o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, e os representantes do MinC, Henilton Menezes (secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural) e Odecir Costa (Diretor de Fomento Indireto).

Pela manhã, a partir das 8h, explanações e discussões abordarão a lei federal de incentivo cultural, a Lei Rouanet, que passou por atualização em abril deste ano com nova Instrução Normativa do recriado Ministério da Cultura.

Na parte da tarde, o seminário abordará o programa paraibano ICMS Cultural. Criado pelo Governo do Estado, através do Decreto 43.711 (de 22/5/23), esse programa será administrado pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult-PB) e da Fazenda (Sefaz).

Pelo ICMS Cultural, cada incentivador poderá aportar até R$ 750 mil por projeto cultural, enquanto cada projeto poderá captar até R$ 1,5 milhão.

“O decreto 43.711, do Governo do Estado, moderniza o programa de incentivo fiscal ao setor cultural. A legislação já existia há 20 anos, mas o programa não era operacionalizado. O novo decreto permite a utilização, pelas empresas, dos recursos investidos em projetos culturais como abatimento do ICMS devido”, explicou o secretário Pedro Santos.

Também à tarde, o I Seminário Paraibano de Incentivo à Cultura reservará um momento para discussões sobre a Lei Paulo Gustavo, incluindo atualizações sobre o processo de adesão de Estados e Municípios.

Para Pedro Santos, a realização desse evento é mais uma ação que garante o alinhamento da gestão cultural do Estado com os novos preceitos do fomento cultural que estão sendo implantados pelo Ministério da Cultura.

Secult Itinerante

O I Seminário Paraibano de Incentivo à Cultura será o momento de fechamento da campanha Secult Itinerante, que começou no dia 3 de julho. Uma equipe da Secretaria foi destacada para percorrer as 12 Regionais de Cultura da Paraíba.

A campanha tem o objetivo de debater e colher mais demandas para os futuros editais da Lei Paulo Gustavo, divulgar as regras do ICMS Cultural e discutir a proposta de modernização do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC).

Link para inscrição no seminário:

https://docs.google.com/forms/d/182hZWzd1EJ9CKpJ9j5PTSJOyAmzuN_7K8YOAEuRZDgA/edit