No DOE-PB

Resultado final da eleição do Consecult-PB é publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba

publicado: 20/12/2023 13h14, última modificação: 08/01/2024 12h28
Foram eleitos 12 conselheiros titulares que vão representar a sociedade civil no órgão consultivo que define as políticas culturais do estado.

O Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) publicou nesta terça-feira (19) o resultado final das eleições do Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba (Consecult-PB), que foi realizada na última sexta-feira (15) e reuniu representantes da sociedade civil paraibana das 12 regionais de cultura do estado.

Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), o pleito elegeu 12 conselheiros titulares para integrar o Conselho no biênio 2024/2026. O Consecult-PB é o órgão consultivo do estado que norteia as políticas de fomento cultural da Paraíba.

Com 24 cadeiras, 12 são ocupadas por representantes do Poder Público e 12 por representantes da sociedade civil. E foi esse segundo grupo que foi eleito por voto direto de trabalhadoras e trabalhadores da cultura de todo o estado.

Foram eleitos como conselheiros titulares Carlos Antônio dos Santos (1ª regional de cultura), Joilson Custódio da Silva (2ª regional), André de Oliveira Costa (3ª regional), Dimas Ribeiro Silva (4ª regional), Maurício Manoel do Nascimento (5ª regional), José Neris de Sousa Santos (6ª regional), José Adailton Nunes (7ª regional), Genaldo da Silva Lima (8ª regional), Ana Neiry de Mora Alves (9ª regional), Luiz Torres Cacau (10ª regional), Edson Leite França Costa Mandú (11ª regional) e José Adriano Gomes Correia (12ª regional).

De acordo com balanço de Marjorie Gorgônio, presidente da comissão eleitoral das eleições do Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba, o pleito envolveu mais de sete mil agentes culturais paraibanos como eleitores e contou com 24 candidatos. Além disso, foram realizadas de forma simultânea em 48 municípios paraibanos, sendo quatro de cada regional de cultura.

“É um processo democrático, que envolve a população e que torna mais transparente o processo de definição das políticas culturais para a Paraíba nos próximos anos”, comemorou Marjorie.

Como as disputas eram regionais, aquela que teve o campeão de votos foi a 6ª regional de cultura, em que José Neris conquistou 1.036 votos, sendo o único que ultrapassou a casa dos mil votos. Já a disputa mais equilibrada aconteceu na 11ª regional de cultura, em que o eleito Edson Leite venceu Conceição Mayara por apenas dez votos de diferença (504 a 494).

A posse dos novos conselheiros vai acontecer no início do ano que vem e eles permanecem no cargo por dois anos.