Notícias

Falta uma etapa

Prêmio Viva o Circo divulga o resultado final da etapa de habilitação

publicado: 09/08/2024 20h09, última modificação: 09/08/2024 20h09
Dos 38 circos inscritos, apenas quatro foram inabilitados.
circo.jpeg

O Prêmio Viva o Circo divulgou no início da noite desta sexta-feira (9) o resultado final da etapa de habilitação, a primeira das duas etapas do processo. Ao todo, 38 circos itinerantes tradicionais se inscreveram no processo seletivo e após os recursos apenas quatro foram considerados inabilitados. Os demais seguem para a análise de objeto, que vai definir aqueles que vão ser premiados com R$ 57 mil cada.

A premiação é uma iniciativa do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, a partir de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura. Ao todo, vão ser mais de R$ 1.900.000 em investimentos.

De acordo com a Secult-PB, o objetivo do Prêmio Viva o Circo é investir em espaços que comprovem relevância no desenvolvimento artístico, estético, social e cultural da Paraíba e que colaborem com a disseminação e preservação da cultura circense.

Entende-se por circos itinerantes tradicionais aqueles instalados sob lona, de funcionamento itinerante, e que tenham por finalidade a promoção de shows ou espetáculos de linguagem circense. 

Nesta segunda etapa, uma equipe externa de avaliadores vai atribuir notas de 0 a 10 a cada uma das propostas. Essa pontuação vai definir a ordem de classificação dos premiados.

Inclusive, para garantir a transparência do processo e para evitar irregularidades de qualquer tipo, a equipe de todos os circos inscritos foram submetidos a uma verificação in loco, que foi realizada pela equipe da Secult-PB. Isso foi feito para garantir que todos os circos estejam mesmo em funcionamento e, assim, evitar eventuais tentativas de fraudes.

Na etapa de análise de objeto, serão considerados critérios como tempo de atuação, comprovação de que o circo tem origem na Paraíba, passagens recentes pelo estado, relevância da trajetória do circo, comprovação de medidas de segurança e participação em festivais, mostras e eventos.