Notícias
192 habilitados
Governo do Estado divulga o resultado preliminar da análise documental da Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural
O Governo do Estado publicou na tarde desta sexta-feira (29) o resultado preliminar da análise documental do processo seletivo que vai definir os estudantes da Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural, a ser realizada a partir de uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). No total, 371 candidatos interessados se inscreveram e, desses, 192 foram considerados habilitados.
As pessoas são habilitadas, por sinal, quando enviam todos os documentos obrigatórios de forma correta. Assim, ficam automaticamente aptas para a próxima etapa da seleção, que é a análise de currículo lattes e portfólio. Já as pessoas não habilitadas, cuja documentação apresentou algum tipo de erro, tem agora a possibilidade de corrigir esses problemas.
Isso acontece porque, de 30 de novembro a 3 de dezembro, está aberto o período de apresentação de recursos. Os proponentes que pretendem recorrer, portanto, precisam conferir no resultado preliminar quais erros foram identificados e depois saná-los, enviando os documentos que não foram enviados ou reenviando os que foram enviados com falhas.
O curso de Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural vai ser realizado com a participação de 150 estudantes interessados em uma melhor formação na área cultural. Mas, na atual seleção, serão preenchidas 112 vagas. Desse total, 89 vai sair da ampla concorrência e 23 serão provenientes de cotas para pessoas com deficiência ou autodeclaradas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, transsexuais e travestis. Há cota também por região de cultura, respeitando a proporcionalidade das respectivas populações.
A definição das 112 pessoas selecionadas desse total de habilitados, de toda forma, vai sair da análise de currículo lattes e portfólio, que tem caráter classificatório e vai atribuir nota de 0 a 10 para cada proponente.
As outras 38 vagas serão destinadas para UEPB (15 vagas), Secult-PB (5), Fundação Espaço Cultural (5), Fundação Casa de José Américo (2), Fundação Ernani Sátyro (1) e Consórcio Nordeste (1 vaga para cada um dos outros estados da região).
O curso de pós-graduação - O curso de Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural vai ter duração de 18 meses e carga horária de 360 horas. A grade curricular prevê 10 disciplinas e mais a produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Ao término dos trabalhos, o egresso sairá com título de especialista na área de produção e gestão cultural reconhecido pelo Ministério da Educação. A pessoa poderá atuar em teatro, televisão, rádio, cinema, órgãos públicos, empresas privadas, entre outros.
Com relação ao corpo docente, esse será composto através de edital sob responsabilidade da Universidade Estadual da Paraíba e deverá ser constituído por professores com titulação em nível de mestrado ou doutorado. Já a ajuda de custo para as atividades de campo de cada aluno vai ser financiada pela Fapesq.