Gestores culturais da 9ª Regional debatem 2ª fase da Lei Aldir Blanc

publicado: 29/07/2021 13h06, última modificação: 29/07/2021 13h06
LAB FASE2-reunião 8ª regional2.jpeg

Dirigentes e gestores da área de cultura dos 15 municípios que formam a 9ª Regional de Cultura da Paraíba se reuniram para debater e se atualizar sobre a aplicação da Lei Emergencial de Cultura - Lei Aldir Blanc – em sua 2ª fase.

Organizada peça Secretaria de Cultura de São João do Rio do Peixe, a reunião contou com a participação de Mariah Marques, gerente de Articulação da Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB), e de Orando Maia, articulador cultural da região.

Foram convidados os secretários e dirigentes municipais de Cultura da Regional, que é formada pelas cidades Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

O local do encontro foi o Espaço Cultural Estação das Artes, uma antiga Estação Ferroviária hoje desativada, em São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba.

Segunda fase - Com a publicação do Decreto Presidencial nº 10.751, no dia 22 de julho, regulamentando o uso dos fundos restantes da primeira fase da Lei Aldir Blanc, começa efetivamente a nova fase dessa ação emergencial.

O Governo da Paraíba deverá publicar seu decreto regulamentando a aplicação em âmbito estadual e, enquanto isso não ocorre, a Coordenação de Execução da LAB PB e a equipe técnica da SecultPB seguem montando os novos editais a serem lançados.

Esses editais vão atender às demandas expostas pelos setores artísticos durante os Diálogos Culturais em que a equipe coletou sugestões de cada expressão artística. Tudo o que foi colhido será submetido às regras da regulamentação e aos pareceres dos órgãos de controle.