Festival São João na Rede termina após 60 horas de forró tradicional

FESTIVAL - Coremas 9.jpg
mestre-marrom-(2).jpg
IMG_0231.jpg

A cidade de Coremas, no Sertão paraibano, encerrou o III Festival São João na Rede, realizado em 12 municípios pela Associação Cultural Balaio Nordeste e Governo do Estado. As apresentações de quadrilhas tradicionais originadas em comunidades quilombolas da região, de cantores e bandas começaram na noite de terça (21) e terminou às primeiras horas da quarta-feira (22).

Em todas as etapas, foram mais de 60 horas de forró tradicional, o chamado pé-de-serra, ou forró raiz, com artistas paraibanos, sobretudo aqueles das próprias cidades que entraram na rota do ‘Caminhão do forró’, veículo que se transformou em palco, com luz e som, nas praças públicas.

As apresentações das 51 atrações do Festival São João na Rede podem ser vistas na rede YouTube @balaionordeste e @saojoaonarede. Além disso, a TV Câmara preparou um programa com alguns dos melhores momentos do evento, que foi ar na noite da quinta-feira (23), nos canais 6.2 e 23 da Net.

A rota, o caminhão e o apresentador

Foi uma caravana que ligou pequenas e grandes cidades pela empatia com o forró tradicional. A beleza do evento residiu em alguns aspectos especiais: o caminhão trouxe de volta a nostalgia dos Anos 60, quando grandes artistas desse estilo percorriam o Nordeste e algumas regiões do país, em caminhões onde faziam seus shows; o percurso, desenhado de forma a atender todo o território paraibano, em suas 12 Regiões Culturais; o poeta, cantor e músico Bira Delgado, cheio de loas e causos, foi o apresentador do evento, chamando as atrações e trazendo informações sobre elas e sobre as cidades.

Bira é gerente de Música da Secretaria de Estado da Cultura e um dos membros da pasta que atuaram na produção do Festival, ao lado de Wagner Spagnul (assessoria técnica). Em várias das etapas do evento, o próprio secretário Damião Cavalcanti acompanhou as apresentações, colocando à disposição a diretora Administrativa, Majorie Gogônio, e a gerente de Articulação Cultura, Mariah Marques, para monitorarem e auxiliares a equipe do Balaio Nordeste na preparação dos shows.

Por onde passou

Mamanguape – 10/6

Alagoa Grande – 11/6

Mogeiro – 12/6

Picuí – 13/6

Pocinhos – 14/6

Prata – 15/6

Junco do Seridó – 16/6

Taperoá – 17/6

Jericó – 18/6

Poço de José de Moura – 19/6

Vieirópolis – 20/6

Coremas – 21/6

O futuro

A ideia de realizar o Festival no modelo itinerante e presencial atraiu o interesse de várias prefeituras, o que faz supor que a quarta edição, em 2023, seja bem mais procurada por gestores municipais interessados em fazer parte da rota.

Essa avaliação é compartilhada pelo secretário Damião Ramos e pela coordenadora do Balaio Nordeste, Joana Alves.

O Festival São João na Rede foi criado em 2020, após a pandemia de coronavírus provocar o isolamento social em todo o país e a suspensão de atividades presenciais, sobretudo as culturais. O Fórum Nacional de Forró de Raiz mobilizou todas as suas praças para realizar o Festival, que nasceu com o objetivo de gerar renda para os trabalhadores da cadeia do forró tradicional, que perderam totalmente os ganhos com a suspensão das festas juninas.

Em 2020 e 2021, o evento foi realizado somente online, sendo transmitido via redes sociais do Balaio Nordeste e do Fórum. O Governo da Paraíba patrocinou as três edições.