Notícias

Nova gestão

Em primeira reunião do novo biênio, Consecult-PB define novos integrantes de câmaras e comissões do setor cultural

publicado: 21/02/2024 15h26, última modificação: 21/02/2024 15h28
Foram eleitos também o secretário-geral do Conselho e o representante da Paraíba no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Consecult01.jpeg
Consecult02.jpeg
Consecult03.jpeg

O Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba (Consecult-PB) se reuniu nesta terça-feira (20) para a primeira reunião da nova gestão, cujo biênio se inicia neste início de 2024 e vai até 2026. Os conselheiros, que foram empossados no turno da manhã pelo governador João Azevêdo, se reuniram no auditório do Mezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, para um encontro que serviu acima de tudo para definir as novas composições de câmaras e comissões técnicas do setor cultural paraibano.

Após uma apresentação de todos os integrantes do Conselho, foram eleitos o secretário-geral do Consecult-PB e o representante da Paraíba no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura (Conecta). Foram definidos também os representantes de cada uma das quatro câmaras que funcionam no âmbito do Conselho Estadual, a composição técnica do ICMS Cultural e ainda a nova comissão permanente do Registro Estadual dos Mestres das Artes (Rema).

Para o secretário de Estado da Cultura da Paraíba e presidente do Consecult-PB, Pedro Santos, reunia-se ali o conselho deliberativo que vai dar rumo às políticas culturais da Paraíba e que vai garantir que a gestão dos recursos aconteça da forma mais democrática e descentralizada possível.

“Trabalhamos numa perspectiva regional de descentralização de recursos e o Consecult-PB é uma prova disso. É a possibilidade de ter representações de toda a Paraíba definindo sempre em conjunto o destino dos investimentos e as ações prioritárias do setor”, explicou Pedro.

Ele ponderou, por exemplo, que um Conselho forte, com representantes de todas as doze regionais de cultura, garante que os recursos não fiquem restritos às maiores cidades do estado e alcance todos os recantos da Paraíba.

O Conselho Estadual de Cultura da Paraíba (Consecult-PB) é formado por até 48 membros, sendo 24 do poder público e 24 da sociedade civil, sendo que esses últimos são eleitos por votação direta da população. Em ambos os casos, no entanto, respeita-se a proporção de 12 membros titulares e 12 suplentes.

Por força de regimento, o presidente do Conselho é sempre o secretário de Estado da Cultura. E, como forma de balancear as forças entre os dois segmentos, o secretário-geral, que é o coordenador interno do Consecult-PB e substituto do presidente em caso de ausência, é escolhido necessariamente entre os integrantes da sociedade civil. Na reunião desta terça-feira (20), portanto, o conselheiro André Oliveira, da 3ª Regional de Cultura, foi eleito secretário-geral durante este próximo biênio.

Já para o cargo de representante paraibano no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura (Conecta), o eleito foi Adriano Gomes, da 12ª regional, que obteve oito votos. Mayara Conceição, da 11ª regional, obteve três votos e ficou com a suplência.

Comissões e câmaras técnicas - Foram definidos ainda os integrantes das quatro câmaras técnicas do Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba (Consecult-PB), a composição técnica do ICMS Cultural e a comissão permanente do Rema.

Câmara de Financiamento e Fomento

Genaldo da Silva Lima
Josemberg Pereira
Ana Neyri
Gláucio Vinícius Ferreira
Ednaldo dos Santos Filho

Câmara de Ação Cultural

José Neris de Souza
Mayara Conceição
Bia Cagliani

Câmara de Institucionalização e Participação Política

Joílson Custódio
Maurício Manoel
Erika Catarina
Ednaldo dos Santos Filho
Luiz Cacau

Câmara de Cultura e Educação

Adriano Gomes
André Oliveira
Mayara Conceição
Vilma Cazé
Kennedy Franklin

Composição técnica do ICMS Cultural

Joilson Custódio
Adaílton Nunes
Wellington Barbosa
Gláucio Vinícius Ferreira
Josemberg Pereira

Comissão permanente do Rema

Erika Catarina
Carlos Santos
Joilson Custódio
Maurício Teodoro
Adriano Gomes
Lius Felipe Teodoro
Socorro de Almeida
Mayara Conceição
Bia Cagliani
Adriana Uchôa
Rodrigo Isidro Gomes
Naldimara Ferreira
Phelipe Caldas