Diálogos Culturais já ouviram cerca de 1 mil pessoas dos segmentos artísticos

publicado: 30/06/2021 19h47, última modificação: 30/06/2021 19h47
DIÁLOGOS - cultura popular e tradicional1.jpg

A Secretaria de Estado da Cultura coletou as sugestões e ouviu propostas dos trabalhadores, gestores e artistas da música, teatro, dança, circo, audiovisual, artes visuais, fotografia, culturas populares e tradicionais, nos Diálogos Culturais realizados de segunda-feira até esta quarta (28 a 30/6).

Os Diálogos são uma série de reuniões remotas, realizadas via internet, com o objetivo de ouvir os setores artísticos para subsidiar a montagem de editais da segunda fase da Lei Aldir Blanc, de emergência cultural. A série de Diálogos segue até a sexta-feira, totalizando dez encontros.

Realizados via Google Meet e canal da Secretaria no YouTube, os seis primeiros debates tiveram 18 horas de horas de duração, com uma participação ao vivo que superou as 1.200 pessoas, até às 19h desta quarta-feira, e já somavam 1.435 visualizações no YouTube.

Nesses encontros, coordenados pelo secretário Damião Ramos Cavalcanti, e conduzidos por Pedro Santos, Lúcio Rodrigues e Bia Cagliani, coordenadores executivos da segunda fase da Lei Aldir Blanc na Paraíba, os representantes dos segmentos culturais tiraram dúvidas sobre procedimentos técnicos e administrativos, se informaram sobre o cenário atual da LAB e deram sugestões para a próxima fase da Lei.

O cantor e compositor Milton Dornelas, que é o secretário executivo de Cultura do Estado e coordena do Projeto Prima, assim como gerentes de áreas da SecultPB, participa dos Diálogos Culturais, desde a fase técnica, que reuniram a própria equipe da Secretaria, prefeitos e secretários municipais.

Tópicos

Temas como suporte para artistas na inscrição de seus projetos, espaços para gravação de suas apresentações voltadas à LAB, valores de cachês e regras para cotas raciais estiveram entre os destaques nas discussões.

Um dos participantes foi o ex-reitor da UEPB e também poeta Rangel Junior, que classificou os Diálogos Culturais como “um passo fundamental na discussão democrática” que envolve a LAB.

A cantora Polyana Resende e os atores Buda Lira, Suzy Lopes e Edilson Alves, entre outros, estiveram nas discussões, acompanhando na sala do Meet, ou na transmissão pelo YouTube.

Também compareceram representantes de fóruns culturais, como o de Audiovisual, a comunidade circense, representantes das religiões afrodescendentes, das rodas de coco e outras expressões da cultura popular e tradicional.

Relatórios

De cada um dos encontros, a equipe da SecultPB vai elaborar um relatório, onde constarão os participantes, suas intervenções e, sobretudo, as propostas. Estas serão compiladas e analisadas pelos órgãos de controle do Estado, à luz do que será determinado pelo esperado decreto presidencial que vai regulamentar a nova fase da LAB.

Para entender

A nova mobilização em torno da Lei Aldir Blanc é motivada pela Lei 14.150/2021, publicada no Diário Oficial da União de 11/6. Com alteração de prazos, os entes federativos têm ao seu dispor os recursos para criar novas ações e editais que vão socorrer os trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Aguarda-se para as próximas duas semanas a publicação do decreto federal que regulamentará a Lei.

No caso da Paraíba, restaram da primeira fase R$ 18.930.544,30 (recursos sob administração do Governo do Estado). Esse dinheiro será usado numa nova edição do cadastro para renda direta ao trabalhador, como também financiará novos editais, que vão contratar ou premiar obras.

Próximos Diálogos

10h – Música – link