Paraíba comemora Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira

publicado: 17/03/2021 13h07, última modificação: 17/03/2021 14h18
dia estadual da cultura afro-brasileira-banner.jpeg

A Paraíba comemora nesta quarta-feira (17) o Dia Estadual da Cultura Afro-Brasileira, criado há 12 anos para homenagear as comunidades negras e sua forte presença na cultura local. A lei institui a data comemorativa e a coloca no calendário oficial de homenagens.

A Secretaria de Estado da Cultura (SeculPB) é a responsável por manter e estimular a preservação dos elementos culturais e históricos dessa comunidade representada, sobretudo, por 40 quilombos espalhados pelo Estado, além de expressões culturais que estão presentes em vários campos das artes e da religião, como os cultos de matriz africana.

Nessas comunidades, as características principais são o apego às coisas da terra, a paixão pela cultura ancestral e a força em preservá-la entre as gerações. Esse é o mote usado pelo Governo do Estado para manter uma política de assistência e de reconhecimento da cultura afro-brasileira.

Caiana dos Crioulos, localizada no município de Alagoa Grande, a 120 km da Capital, é a principal comunidade quilombola em território paraibano e uma das 13 comunidades legítimas no país reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares. Lá vivem cerca de 900 pessoas.

Eventos

Uma das ações culturais é a realização do Festival Quilombola, que reúne representações dessas comunidades num evento patrocinado pelo Governo do Estado, em que a programação inclui ações de divulgação da cultura e de assistência social.

O primeiro festival foi realizado em novembro de 2019 em Caiana dos Crioulos com a participação de 11 comunidades quilombolas. O segundo festival ocorreria em 20 de novembro do ano passado, mas não houve devido à pandemia do coronavírus.

A Secult adiou a realização do evento, que deverá acontecer na comunidade Serra do Talhado, no município de Santa Luzia.

Outro evento apoiado integralmente pelo Governo do Estado via Secult é o ‘Tambores da Paz’, uma reunião de grupos afros na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Lei Aldir Blanc

Nos 12 editais de implementação da Lei Aldir Blanc no Estado, muitos dos contemplados foram grupos e integrantes das comunidades afros. O evento Tambores da Paz é um desses contemplados, assim como Mãe Chaguinha, uma das ialorixás mais tradicionais da Paraíba, que foi beneficiada como mestra.

Também foi contemplada como mestra a dona Albertina Maria da Conceição, de 102 anos, negra rezadeira e parteira que passa seus saberes para as novas gerações da comunidade Taquara, em Pitimbu, município do litoral sul.