Urnas eletrônicas

Comissão eleitoral das eleições para o Consecult-PB define detalhes do pleito de dezembro em reunião com técnicos do TRE

publicado: 22/09/2023 14h48, última modificação: 26/09/2023 15h26
eb57ac13-6b9c-4d5b-8948-62d31594c9b3.JPG

Uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira (21) na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) definiu os detalhes das eleições para o Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba (Consecult-PB), que vai acontecer em 15 de dezembro e que pela primeira vez vai contar com o uso de urnas eletrônicas. Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), o pleito vai ser realizado simultaneamente em 48 municípios paraibanos e vai eleger 12 conselheiros titulares e 12 conselheiros suplentes.

No encontro, com a presença de representantes da comissão eleitoral do processo organizado pela Secult-PB e de técnicos do TRE-PB, ficou definido que vão ser mobilizadas 96 urnas eletrônicas. A ideia é montar uma seção eleitoral em cada um dos municípios em que vai ter votação e manter ainda urnas de contingência, que poderão ser substituídas em caso de problema técnico em um dos equipamentos.

Para a gerente administrativa da Secult-PB, Marjorie Gorgônio, que está atuando como presidente da comissão eleitoral do pleito, a introdução de urnas eletrônicas demonstra a importância que o Conselho tem para a atual gestão e o cuidado com que a Secretaria está tratando a definição dos novos conselheiros estaduais de política cultural.

“As urnas eletrônicas vão garantir mais agilidade no processo de votação e de apuração e mais transparência no anúncio do resultado final”, destaca Marjorie Gorgônio.

As eleições vão eleger um conselheiro titular e um conselheiro suplente em cada uma das regionais de cultura. Para tanto, vai haver votação em quatro municípios de cada uma das regionais, perfazendo os 48 municípios em que haverá votação.

Por causa disso, serão mais de cem pessoas mobilizadas no dia das eleições, sendo que 96 delas vão atuar como mesárias (duas em cada local de votação). Essas pessoas serão definidas pela Secult-PB e vão passar por treinamentos a serem realizados pelo TRE-PB sobre como manusear as urnas eletrônicas no dia do pleito.

Lembrando que está aberto atualmente e vai até 12 de novembro o processo de habilitação de eleitores para participar das eleições do Consecult-PB. Podem se inscrever qualquer brasileiro que tenha ao menos 16 anos. Para tanto, é necessário preencher um formulário no portal da Secult-PB com nome, CPF e município de votação.

Apenas as pessoas que realizarem esse cadastro terão seus nomes incluídos nas urnas eletrônicas. E cada nome só será incluído na urna correspondente ao município escolhido, de forma que não será permitido que um eleitor vote num local diferente daquele que anotou no formulário de habilitação.

No dia da eleição, vai ser permitido votar entre 9h e 17h e, para tanto, cada eleitor habilitado vai precisar apresentar um documento oficial com foto. O acesso à urna eletrônica para depositar o seu voto vai acontecer mediante apresentação do número do CPF do eleitor.

Para José Cassimiro Júnior, secretário de tecnologia do TRE-PB, a Justiça Eleitoral acha extremamente importante esse tipo de parceria. “Demonstra a relevância que o Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba tem para a sociedade e ainda é uma boa oportunidade para que mais pessoas conheçam de perto toda a segurança que cerca uma eleição que tem o uso de urnas eletrônicas”, resumiu.