Notícias

Terceiro destino

Coletivo Tanz representa a Paraíba no Cena Nordeste Festival, que acontece em Teresina neste fim de semana

publicado: 02/08/2024 21h07, última modificação: 07/08/2024 15h22
Apresentação gratuita vai propor uma revisita a aspectos das obras do escritor paraibano José Lins do Rêgo.
1 | 2
Foto: Samuel Moreno
2 | 2
Foto: Samuel Moreno
WhatsApp Image 2024-08-02 at 16.27.11.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-02 at 16.27.12.jpeg

A capital do Piauí, Teresina, recebe neste fim de semana a quarta parada do Cena Nordeste Festival 2024, um intercâmbio artístico e cultural que reúne artistas de toda a região. E dessa vez a Paraíba vai enviar para apresentação o grupo de dança do Coletivo Tanz, que vai se apresentar às 17h deste sábado no Theatro Quatro de Setembro. A entrada é gratuita e o grupo paraibano vai apresentar o espetáculo “Terreiro Envergado”.

O envio do Coletivo Tanz a Teresina acontece a partir de uma ação do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), que é co-organizador do evento ao lado do Consórcio Nordeste e dos demais governos estaduais nordestinos. A cada parada do festival, os estados nordestinos enviam representantes de diferentes linguagens para se apresentarem sempre numa nova capital.

Levemente inspirada nas obras do escritor paraibano José Lins do Rêgo, a performance do coletivo aborda o ciclo da cana-de-açúcar, abordando temas como as festas populares nordestinas, a exemplo do cavalo marinho e do coco de roda.

Para Edigar Palmeira, um dos fundadores do coletivo, o espetáculo reúne elementos de cultura urbana, break e funk carioca. “Essas expressões são ressignificadas como parte das memórias corporais de cada indivíduo, desenvolvendo uma linguagem expressiva criada a partir de memórias revisitadas”, explica. 

Citando José Lins do Rêgo, o artista destaca que o espetáculo se propõe a ser uma revisita à história do Brasil a partir de questões caras ao romancista. “O espectador é levado para o terreiro, para lhe permitir encarnar-se na sua própria história. A história cultural do Brasil nasce de encontros e ressignificações de territórios e hibridizações culturais”, completa.

O Coletivo Tanz foi fundado em 2006 por Edigar Palmeira e Erik Breno. Bailarinos e atores, eles desenvolvem uma investigação sobre a identidade local-global. O coletivo já foi responsável ao longo desses anos por 12 espetáculos e dois documentários, além de publicações em revistas acadêmicas sobre o tema.

Atualmente, o Coletivo Tanz é um dos destaques da produção de artes cênicas na Paraíba, tendo se apresentado já em mais de 60 cidades do Brasil e em inúmeros festivais culturais.

Para o coletivo, participar do Cena Nordeste Festival “é um marco relevante em sua trajetória, já que o festival se propõe ao intercâmbio entre artistas de várias linguagens”.