UEPB realiza exposição de tecnologia e inovação

publicado: 05/03/2020 19h14, última modificação: 11/03/2020 09h39
A exposição apresenta equipamentos desenvolvidos no Protolab 3D
Foto: Diego Nóbrega
UEPB. Foto: Diego Nóbrega
Divulgação

O Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza II Exposição de Ciências, Tecnologia e Inovação. O capitão Alessandro Andrade, coordenador-adjunto de Tecnologia da Informação e soldado Jimmy, assessor, do órgão vinculado ao Estado Maior Estratégico da Polícia Militar da Paraíba visitam a exposição e afirmam que projetos tecnológicos desenvolvidos na UEPB em Patos podem ser implantados na PM.

A exposição apresenta equipamentos desenvolvidos no Protolab 3D, laboratório criado há 2 anos pelos professores do Depto. de Física da UEPB, Campus VII, Rodrigo Fonseca e Jonas Alves para o aprendizado dos estudantes. “O Protolab 3D supre uma lacuna de desenvolvimento Tecnológico na região e cria oportunidades para o empreendedorismo. Atualmente, temos seis estudantes de Licenciatura em Física que aprendem hardware e software no Protolab. Esses estudantes, no futuro, estarão aptos a ensinar novos estudantes”, afirma o professor Rodrigo Fonseca.

“A Polícia Militar da Paraíba tem a possibilidade de estabelecer parcerias com instituições como a UEPB para o desenvolvimento de tecnologias que garantirão um serviço mais eficiente da polícia e apresentar contrapartida em segurança pública para a sociedade”, afirmou o capitão Andrade.

Segundo Andrade, a Polícia tem um projeto chamado Polícia 4.0 que pode se utilizar de vários projetos que estão sendo apresentados nesta exposição, como o uso da impressora 3D, pela qual é possível desenvolver diversas soluções e projetos para melhorar a formação e treinamento de policiais.

O Protolab 3D desenvolveu um protótipo de um mini-carro tripulado por controle-remoto ou programável para andar sem motorista, ideal para treinamento dos policiais em alvos móveis. Além de outros equipamentos como drones conduzidos por óculos de realidade aumentada.

Estudantes da rede pública estadual de ensino de Patos e de municípios da região visitarão a Exposição que se encerra nesta sexta-feira. O Protolab 3D está desenvolvendo impressoras 3D que serão distribuídas nas 14 Regionais de Ensino da PB para o aprendizado dos estudantes, um projeto da Secretaria-Executiva da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

O diretor do campus VII da UEPB, Adriano Vital destaca o valor pedagógico do laboratório Protolab: “Temos um conjunto de demandas em tecnologia, robótica, na 6ª Regional de Ensino, daí a necessidade de apoiar esse trabalho. Olhando pelo viés pedagógico, à medida que os estudantes aprendem a produzir protótipos e até mesmo, as próprias máquinas, vai se difundindo de maneira engenhosa os conceitos elementares de um profissional docente da Física”. A universidade está concluindo a obra para ampliar o espaço de trabalho do Protolab 3D.