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Trabalhos de estudantes levam todos os prêmios em Congresso

publicado: 20/11/2019 11h53, última modificação: 03/01/2020 09h16
Estudantes do curso de Licenciatura em Ciência da Computação da Universidade federal da Paraíba tiveram artigos científicos premiados
Divulgação

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Estudantes do curso de Licenciatura em Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB Campus IV, Rio Tinto) tiveram  artigos científicos premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar no  Congresso Brasileiro de Informática na Educação, uma das mais importantes conferências de Informática na Educação do Brasil, realizado em Brasília, na última semana.

Os artigos científicos foram avaliados no V Workshop em Licenciatura em Computação (WLIC), evento satélite do Congresso. No WLIC houve 25 submissões de artigos de vários estados e, destes, 10 foram aceitos. Após avaliação dos artigos e da apresentação oral, foram selecionados os três melhores trabalhos, sendo todos do curso de Licenciatura em Ciência da Computação da UFPB.

Foi premiado como melhor artigo o trabalho “Metodologias Ativas no ensino de Computação” de Andreza Gonçalves e Pasqueline Scaico. O segundo melhor foi o “Eles Não Querem Ser Professores” de Isabelle Melo, José Rocha do Amaral Neto e Pasqueline Scaico e em 3° lugar, o artigo “Percepções das discentes em TI sobre as Subáreas da Computação” de Ivonaldo Duarte de Araújo, Vinicius Henrique da Silva Gomes e Izabelly Morais.

"Sair da Paraíba para participar de um congresso fora é um pouco assustador. A gente pensa que não consegue, porque ouvimos sempre que a Paraíba e o Nordeste não produzem nada de bom. Provamos o quanto isso é errado. Eu aprendo muito nesses congressos; tive contato com diversos profissionais e isso me instiga cada vez mais", declarou a estudante Isabelle Melo que cursa o segundo período.

Segundo o site do WLIC, "a inclusão da Computação como um componente complementar de estudo e apoio interdisciplinar na Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional (LDB 9496/1996), alterou o panorama da educação nacional. Além disso, o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) fomenta a informatização da escola propondo a ampliação do número de laboratórios de Informática pela Estratégia 6.2. Por via deste respaldo legal, tem surgido um novo tipo de professor, o professor de Computação ou Informática educativa, em nível de ensino fundamental, médio e técnico. Esse professor é, em essência, formado no Brasil por meio dos cursos de Licenciatura em Computação, também chamados de Licenciatura em Informática ou Licenciatura em Ciência da Computação". Na Paraíba esse curso é oferecido na UFPB, Campus IV, em Rio Tinto.