Notícias

Edital

SEECT concederá bolsas de pesquisa para estudantes realizarem projetos

publicado: 24/08/2022 17h13, última modificação: 24/08/2022 17h15
Dois editais estão abertos para construção de projetos visando o desenvolvimento regional. Os projetos serão idealizados em âmbito escolar
Programa Celso Furtado

O Programa Celso Furtado, desenvolvido por meio da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia, está com dois editais abertos para construção de projetos visando o desenvolvimento regional. Os projetos serão idealizados em âmbito escolar, com mentoria de professores pesquisadores e, ao final do processo, os integrantes das equipes selecionadas receberão bolsas de pesquisa por 12 meses para o desenvolvimento o projeto.

Os editais estimulam a concepção de ideias para a solução de problemas locais. Estudantes e professores receberão um suporte através da atuação de pesquisadores ligados à universidades no Brasil e fora do território nacional para a formulação do projeto, em um prazo de 10 semanas. Os pesquisadores receberam formação dada por professores especialistas da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEC&T),  para atuarem junto aos estudantes, com alinhamento específico ao programa Celso Furtado.

Em entrevista ao Jornal Estadual, da Rádio Tabajara (24/08), a coordenadora do programa pela SEC&T, Luiza Iolanda Cortez, explicou que o projeto é uma construção colaborativa ao longo da etapa escolar. Após as 10 semanas, os projetos serão avaliados, de acordo com os critérios especificados nos editais. Serão selecionados 40 projetos com avaliação mais alta. Eles farão a defesa de suas ideias e, destes, serão selecionados 12 projetos, os quais receberão incentivos para o desenvolvimento.

Os integrantes das equipes selecionadas receberão bolsas de pesquisa durante 12 meses – estudantes receberão bolsas de R$500,00 e professores mentores de R$ 800,00 – e consultoria.

Edital Equipes Escolares- Educação Básica (Edital 47/2022) – inscrições encerram nesta sexta, dia 26/08/2022.

É direcionado para equipes formadas por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Jovens e Adultos, além de professores mentores. Para inscrição não é necessário ter um projeto pronto. É preciso formar a equipe de 4 a 6 estudantes, mais 2 professores mentores e escolher uma das 4 Trilhas de Conhecimento propostas pelo Programa:

- Bem estar socioambiental;
- Desenvolvimento regional sustentável;
- Instituições eficazes;
- Educação e cultura para o desenvolvimento.

As equipes vencedoras receberão uma bolsa de pesquisa por meio da fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, Fapesq, para desenvolver o projeto.

Edital Educação em Prisões (Edital 49/2022)– Inscrições até 02/09/2022. Direcionado para reeducandos e reeducandas que estejam matriculados na Educação de Jovens e Adultos nas unidades prisionais do estado podem se inscrever com o apoio de um ou dois professores mentores e desenvolverem um projeto.

Por meio desse edital o Programa Celso Furtado apoia o Plano Estadual de Educação em Prisões.

Programa Celso Furtado

Tem o objetivo de divulgar o pensamento do economista paraibano Celso Furtado, em conexão com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A proposta é levar os participantes a pensar em soluções para um desenvolvimento econômico mais inclusivo; fomentar o pensamento crítico, científico; estimular a formação de projetos interdisciplinares. Mais informações aqui ou no site: fapesq.rpp.br.

Ouça a entrevista com a coordenadora do Programa Celso Furtado, Luiza Iolanda Cortez, ao Jornal Estadual, da Rádio Tabajara (24/08):

 

Marcia Dementshuk · ENTREVISTA - LUIZA IOLANDA CORTEZ