Secties participa do Workshop Cenários da Inovação do Sebrae, em Sousa

WhatsApp Image 2023-04-14 at 17.46.33 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-04-14 at 17.47.18.jpeg
WhatsApp Image 2023-04-14 at 17.46.58.jpeg

Representando o Governo do Estado, o Secretário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Claudio Furtado, participou na manhã dessa quinta-feira (13) do Wokshop Cenários da Inovação, promovido pelo Sebrae/PB. O evento aconteceu no Centro Histórico Cultural de Sousa, tendo como objetivo discutir o desenvolvimento sustentável de ações estratégicas voltadas para o fortalecimento do ambiente de negócios e idealizar propostas para a estruturação do Ecossistema de Inovação na região do Alto Sertão da Paraíba.

O Sebrae ainda vai realizar mais cinco encontros. Neste primeiro workshop, a temática principal foi o Ecossistema Local de Inovação para a conexão de vários agentes que vão trabalhar com ideias inovadoras para desenvolvimento econômico de Sousa. O evento também contou com a participação de representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq); representantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de empresas privadas.

O Secretário Claudio Furtado, ressaltou a importância do Workshop para o empoderamento das microempresas e desenvolvimento sustentável do município de Sousa e pontuou as iniciativas do Governo para a inovação no Estado.  “O wokshop reúne pessoas que compõem o ecossistema de inovação para região de Sousa. O Governo do Estado tem investido na montagem de  área de inovação na Paraíba, não só no polo em  João Pessoa com o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, mas também, o radiotelescópio Bingo, olhando para outros polos de diversas localidades, fortalecendo o fomento da inovação e apoio para o crescimento de empresas que são importantes para o desenvolvimento do estado. Temos também os Programas Centelha e Tecnova que ajudam as empresas crescerem e se desenvolverem no mercado”, contou.

Os programas Centelha e Tecnova, Programas de Apoio Financeiro para estímulo à inovação voltado para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), foram apresentados pela Analista Técnica da Fapesq, Suellen Finizola. “A Fundação apoia várias pesquisas dentro do Estado da Paraíba na área acadêmica, mas ela também está interligada a Secretaria de Ciência e Tecnologia no que diz respeito a editais de fomento à subvenção econômica. Estar inserido dentro desses ecossistemas de inovação, é de extrema importância para o desenvolvimento e engrenagem da economia regional”, disse Suellen.

A Fapesq tem sede em Campina Grande, em João Pessoa, e tem participação ativa por meio de editais para colaborar no crescimento de empresas e desenvolvimento de startups para a divulgação de novos produtos e serviços na Paraíba.

De acordo com a Analista, os editais do  Tecnova III e Centelha III, terão um cronograma a partir de Junho de 2023. No Centelha III, o investimento será  de R$ 60 mil e podem participar aproximadamente 30 empresas (startups) que estão iniciando no mercado, já no Tecnova, o investimento é em torno de R$ 300 a 400 mil com a participação de  21 empresas que têm um período de tempo no mercado.

Para o gerente da agência regional do Sebrae na cidade de Sousa, Thiago Lucena, “o Governo do Estado é um parceiro de primeira ordem, é um agente influenciador importantíssimo de alta relevância nesse contexto, na medida em que fomenta políticas públicas que possibilitam acesso a uma qualificação profissional, por exemplo, com lançamento de editais de fomento. Então é um parceiro que colabora de forma grandiosa para essa construção, e ouvir também o Governo sobre suas necessidades, do que ele espera desse ecossistema, também é um fator muito importante, por isso a gente quer a secretaria próximo construindo esse grande plano colaborativo a fim que tenhamos essa cadeia de vários agentes se movendo em prol do desenvolvimento da cidade”, falou.