Notícias
Secties participa de encontro sobre Programa Jovem Aprendiz
Representando o Governo da Paraíba, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, participa do I Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento é realizado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) com o objetivo de auxiliar na implementação e no desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal, bem como atuar no combate à evasão escolar e na inclusão de estudantes no mercado de trabalho.
O evento teve início na terça-feira (09) e estiveram presentes na abertura o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira; a reitora do Instituto Federal da Paraíba, Mary Roberta Meira Marinho; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB), desembargador Thiago de Oliveira Andrade; o diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego, João Victor Motta; a coordenadora de Estágio e Relações Empresariais do IFPB , Glauciene Oliveira de Santana, entre outras autoridades.
“É muito importante para o Governo Federal colocar todas as empresas que realmente querem contribuir com o Brasil em posição de abrir espaços para o jovem aprendiz”, disse o representante do MEC. “Nós temos uma grande demanda, muitos jovens – sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade. Acho que um evento como esse, com uma programação muito rica, vai nos dar respostas para isso. Precisamos dar voz a essas pessoas, incluir essas pessoas no processo educacional. E com a ajuda do Ministério do Trabalho, do TRT, com o Governo do Estado, com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, com essa união vamos dar as respostas que a sociedade precisa”.
Nesta quarta-feira (10) uma mesa redonda debateu o tema “Assistência estudantil e políticas de extensão voltadas ao mundo de trabalho discente”. O secretário Claudio Furtado participou junto com o pró-reitor de Extensão e Cultura do IFPB, Cícero Nicácio Lopes; a gerente de Educação Profissional do Estado da Paraíba e coordenadora do Programa Primeira Chance, Rayssa Alencar; e a pró-reitora de Assuntos Estudantis do IFPB, Rivânia de Sousa Silva.
O secretário Claudio Furtado manifestou à plateia preocupação com a evasão nas universidades públicas e disse que um programa está sendo desenhado para incentivar a permanência do aluno em seu curso. “Boa parte dos estudantes cotistas estão entrando em evasão. Precisamos de um programa para que esse estudante permaneça na universidade e que sua condição social não provoque a evasão, para que ele consiga terminar seu curso”, afirmou o secretário. “A gente precisa formar mão-de-obra qualificada. Neste momento, em que muitos investimentos estão chegando à Paraíba, é preciso que nossas universidades formem o máximo possível de estudantes para que possam ocupar esses postos de trabalho”.
O encontro segue até esta quinta-feira (11), com atividades no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, da Justiça do Trabalho, no bairro João Agripino, e no campus do IFPB, em Jaguaribe.